Estado inaugura base do Samu 192 em Chapada dos Guimarães

Em cumprimento da meta do Governo do Estado de cobrir 100% dos municípios da Baixada Cuiabana (Região Metropolitana) com o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência, o Samu 192, o secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral, inaugura, nesta terça-feira (21.12),  mais uma base do Samu em Chapada dos Guimarães (67 km ao …

21/12/2010 11:51



Em cumprimento da meta do Governo do Estado de cobrir 100% dos municípios da Baixada Cuiabana (Região Metropolitana) com o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência, o Samu 192, o secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral, inaugura, nesta terça-feira (21.12),  mais uma base do Samu em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá).

“Com esta base completamos a cobertura de atendimento em 100% dos municípios que agregam a Região Metropolitana com o Samu 192. A Região Metropolitana é dotada de quatro bases em Cuiabá, três bases em Várzea Grande e, agora, mais uma base no município de Chapada dos Guimarães que, por ser município turístico recebe atenção do Estado nesse relevante serviço de socorro às urgências e emergências”, disse o secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral.

O secretário pontuou ainda que o Samu 192 vem recebendo o reconhecimento da população e se tornou meta do Governo a implantação de 100% desse serviço no Estado. Ele é resultante de parcerias do Ministério da Saúde (MS) e dos municípios que aderem ao programa.

“O Sistema Único de Saúde é construído em parcerias e o processo de descentralização das ações e interiorização dos serviços da Saúde do Estado contam, e muito, com os municípios. Nessa linha é que estamos conseguindo expandir o Samu 192″, disse Augusto Amaral informando que a macrorregião sul mato-grossense (Rondonópolis) já conta com a cobertura de 100% do serviço, em 19 municípios; a macrorregião de Tangará da Serra (dez municipios) 100%, a de Juina (sete municipios) cobertura de 100%, de Juara (quatro municipios), 100% e a de Barra do Garças (dez municipios) também com cobertura de 100%.

Amaral adiantou ainda que já está “prevista a implantação do serviço, já com aceno do Ministerio da Saúde, com a contemplação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em Rondonópolis, Juina, Barra do Garças, Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Tangará da Serra, Várzea Grande e duas para Cuiabá”. O secretário lembrou que a expansão do serviço Samu 192 cumpre com o que o Sistema Único de Saúde preconiza e tem sido a diretriz do Governo do Estado, de levar saúde de excelência e qualidade a toda a população mato-grossense, objetivando assim uma política pública de atendimento à população que instaure a cidadania e qualidade de vida.

A inauguração no município de Chapada dos Guimarães acontece nesta terça-feira (21.12),  a partir das 17h, na sede da base que será instalada nas dependências do Hospital Municipal. Participam da solenidade ainda o diretor geral do Samu, Daoud Abdallah, corpo técnico do Samu 192, autoridades municipais e população.