Palácio da Instrução será palco da peça Auto da Estrela Guia

21/12/2010 09:03

O Palácio da Instrução será palco para a apresentação do espetáculo cênico “Auto da Estrela Guia”, do Grupo Mosaico. A apresentação acontece  hoje (21.12), às 19h, e faz parte da programação especial de Natal promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT). Além da peça, a programação natalina se estende até o dia 24 com apresentação de diversos corais. O palco é a céu aberto e quem passar pelo Centro poderá conferir esta peça.

A peça retrata uma história conhecida por todos: o nascimento do menino Jesus, que se passa em Jerusalém. Diferente de outras montagens, o espetáculo traz elementos brasileiros na concepção do cenário, do figurino e dos diálogos. “Na encenação encontramos muitos elementos do folclore brasileiro como reisado, pastoril, congo, todo um caráter bem popular”, descreve Sandro Lucose, diretor e ator do ‘Auto da Estrela Guia’.

Com 11 atores no palco, interpretando diferentes personagens, a peça traz outros elementos que chamam a atenção. Jesus é negro, os personagens têm o rosto pintado e as crianças recém-nascidas são trazidas pelo tuiuiú. “Nós tocamos em questões universais. Na questão racial quando colocamos um salvador com a pele negra. Os rostos pintados remetem a negritude e ao congo. Já o fato de ser o tuiuiú a ave que traz as crianças e não a cegonha, é um elemento regional”, explica Sandro.

A programação natalina no Palácio da Instrução se estende até o dia 30 de dezembro com várias apresentações culturais, entre elas já estão confirmados os corais das demais secretarias de Estado com a Secretaria de Planejamento (Seplan-MT) e a Secretaria de Educação (Seduc-MT). Paralelamente a estas atrações, também há a programação do Natal das Crianças, promovida pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), no Centro de Eventos do Pantanal.

Toda a programação, tanto no Palácio da Instrução quanto no Centro de Eventos Pantanal, é gratuita. Além das atrações, quem visitar o Natal das Crianças no Centro de Eventos poderá conferir a feira de artesanato com o trabalho de vários municípios do Estado e a feira de gastronomia.
SERVIÇO:

O que: Espetáculo cênico “Auto da Estrela Guia” – Teatro Mosaico

Local: Palácio da Instrução

Data: 21 de dezembro, terça-feira

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Tags:
Cultura