Amazonas registra primeiro caso de dengue tipo 4

As Secretarias Municipal e de Estado da Saúde (Semsa e Susam) do Amazonas informaram na terça-feira que exames sorológicos realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, confirmaram a ocorrência do primeiro caso de dengue tipo 4 (DENV4), em Manaus. O caso confirmado em Manaus é de um garoto de 13 anos, morador do bairro …

05/01/2011 14:21



As Secretarias Municipal e de Estado da Saúde (Semsa e Susam) do Amazonas informaram na terça-feira que exames sorológicos realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, confirmaram a ocorrência do primeiro caso de dengue tipo 4 (DENV4), em Manaus.

O caso confirmado em Manaus é de um garoto de 13 anos, morador do bairro do Coroado, zona Leste da cidade. Amostras de sangue do paciente foram enviadas ao IEC pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). De acordo com a secretaria, o menino passa bem e não possui histórico de deslocamento para áreas de reconhecida circulação do sorotipo 4.

Sintomas da doença
Segundo as secretarias, os sintomas das quatro variações de dengue (tipos 1,2, 3 ou 4) são os mesmos, entre eles dor de cabeça, dores no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. O DENV4 não é mais potente ou perigoso que os demais. Um fator preocupante é que a população brasileira não tem imunidade contra o tipo 4, que não circulava no País há mais de 28 anos.