Projeto mira Copa de 2014 e pretende impulsionar mercado de produtos orgânicos no Brasil

A Copa do Mundo de Futebol, a ser sediada pelo Brasil em 2014, terá muito mais do que certames futebolistas. Um dos grandes “gols” que tem se discutido é a de mostrar aos turistas – brasileiros e estrangeiros – a capacidade, potencial e pioneirismo que a sociedade e o mercado tupiniquins podem oferecer no que …

10/01/2011 09:09



A Copa do Mundo de Futebol, a ser sediada pelo Brasil em 2014, terá muito mais do que certames futebolistas. Um dos grandes “gols” que tem se discutido é a de mostrar aos turistas – brasileiros e estrangeiros – a capacidade, potencial e pioneirismo que a sociedade e o mercado tupiniquins podem oferecer no que diz respeito à agricultura orgânica e sustentável.

Contando com importante incentivo do Governo Federal, que pretende fazer de 2014 uma “Copa Orgânica”, o mercado de produtos orgânicos no Brasil, hoje em expansão e faturando em torno de R$ 400 milhões, pode dobrar até o evento.

Com a regulamentação no setor, proposta fundamental da “Copa Verde”, os produtores têm excelentes oportunidades de organizar e ampliar a produção, além de tornar os produtos mais conhecidos e acessíveis.

Tendo em vista essas perspectivas, o Instituto BioSistêmico¹ (IBS) lançou um projeto pioneiro, chamado “Caravana Copa Orgânica Brasil 2014”, com patrocínio do SEBRAE nacional e outras empresas do setor privado como a Jasmine Alimentos Saudáveis e a Surya do Brasil.

A “Caravana Copa Orgânica” é um evento itinerante convergente com as ações governamentais e com as propostas da Copa de 2014. O propósito é a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos.

O objetivo principal do projeto é disponibilizar aos agricultores o acesso a tecnologias e inovações que permitirão aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto, preparando-os para a realidade da “Copa Orgânica” e consequente tendência de crescimento de mercado de consumo de orgânicos, com a oportunidade de se relacionar com outros agricultores do mesmo segmento, fortalecendo a organização dos envolvidos.

O calendário dos eventos já está definido, e terá início já em fevereiro de 2011, terminando em julho do mesmo ano, com apresentação dos resultados durante a 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, em São Paulo/SP.

Contando com dois veículos equipados e personalizados, e equipe de técnicos especializados e palestrantes, a “Caravana Copa Orgânica” percorrerá as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 e os principais pólos de produção agrícola de suas regiões metropolitanas.

Em cada uma dessas regiões é prevista a realização de 12 palestras de sensibilização para empresários do setor de alimentos e consumidores, 36 cursos de noções básicas de agricultura orgânica e 12 palestras de sensibilização para consumidores e produtores.

Estima-se um público total participante de 3.000 pessoas beneficiadas com os eventos, sendo agricultores familiares, empresários do setor de alimentação e consumidor final, em 44 cidades de 12 estados brasileiros.

Todas as atividades serão gratuitas com livre acesso dos agricultores e empresários do setor.

Mais informações no site www.caravanacopaorganica.com.br