SP: transexual terá direito a retirar útero e mamas pelo SUS

10/01/2011 13:51

A partir do final deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá oferecer gratuitamente cirurgias para remoção de útero e mamas a mulheres que se sentem homens. O serviço será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos transexuais atendidos no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na capital paulista.

Após passarem por triagem no centro de referência, os pacientes serão encaminhados para o hospital estadual Pérola Byington para avaliação e realização de histerectomia (retirada do útero). Segundo a Secretaria de Saúde, o hospital terá capacidade para realizar até 100 cirurgias de retirada de útero.

Os transexuais terão atendimento personalizado no hospital, “com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas específicas desta população”, de acordo com a secretaria. “Já há, no ambulatório do centro de referência, cinco transexuais a serem encaminhados ao Pérola para avaliação de histerectomia”, diz a secretaria em nota. O hospital de referência para a cirurgia de retirada de mama será definido nos próximos meses.

Em setembro de 2010, o Conselho Federal de Medicina aprovou nova resolução sobre a assistência a transexuais no Brasil. O conselho passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais (aqueles que se identificam com o gênero masculino, embora tenham nascido com sexo biológico feminino) deixam de ser experimentais e podem ser feitas em qualquer hospital publico ou privado. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.

Tags: