Cientistas descobrem ‘sapo voador vampiro’ na selva do Vietnã

A pesquisadora do Museu Australiano Jodi Rowley e sua equipe descobriram uma nova espécie de sapo na selva do Vietnã, ao qual deram o nome de “sapo voador vampiro” (Rhacophorus vampyrus). Ele foi chamado assim porque vive no alto das árvores e tem os dedos das patas unidos por uma pele que lhe permite planar …

16/01/2011 18:19



A pesquisadora do Museu Australiano Jodi Rowley e sua equipe descobriram uma nova espécie de sapo na selva do Vietnã, ao qual deram o nome de “sapo voador vampiro” (Rhacophorus vampyrus).

Ele foi chamado assim porque vive no alto das árvores e tem os dedos das patas unidos por uma pele que lhe permite planar no ar quando salta. O “vampiro” vem do fato de ele apresentar estruturas similares a presas na parte inferior da boca quando em fase de desenvolvimento. A função dessas estruturas ainda não esta clara mas, de acordo com Jodi, é a primeira vez que se encontra algo deste tipo em sapos em fase larval.

O animal coloca seus ovos em buracos de árvores que acumulam água. Desta forma, consegue protegê-los de todos os predadores que há nos rios e lagos, onde outros sapos normalmente se reproduzem. O achado foi divulgado na revista “Zootaxa”.