Detectados casos de Hepatite A em Santo Antonio do Leste. Saiba como evitar

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunica à sociedade mato-grossense que detectou-se um surto de Hepatite A no município de Santo Antônio do Leste (374 Km de Cuiabá), onde 32 pacientes já tiveram a confirmação laboratorial. A SES e a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste estão desenvolvendo todas as ações nas áreas …

29/01/2011 08:03



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunica à sociedade mato-grossense que detectou-se um surto de Hepatite A no município de Santo Antônio do Leste (374 Km de Cuiabá), onde 32 pacientes já tiveram a confirmação laboratorial. A SES e a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste estão desenvolvendo todas as ações nas áreas das vigilâncias epidemiológica e sanitária para conter o surto. A preocupação é com a contaminação pela água, uma vez que, o município não dispõe de infraestrutura de saneamento.

Os técnicos das vigilâncias da SES fazem as seguintes recomendações:

Adiamento das atividades escolares por um período mínimo de 30 dias. O mesmo é recomendado para as creches, cujo objetivo e reduzir a transmissão da doença.

Interdição imediata dos poços de abastecimento de água das escolas.

Notificação, investigação e acompanhamento dos casos de hepatites virais.

Manutenção dos serviços de Saúde em atenção para as ocorrências da doença e promoção do diagnóstico oportuno.

Orientação para a utilização de produtos a base de cloro na água, além de fervura e higiene domiciliar.

A SES já tomou todas as providências de suporte em sua Central, com medicamentos que poderão ser necessários, insumos e hipoclorito de sódio conforme a situação requer. As equipes estarão promovendo avaliação diária.

Especulou-se a possibilidade de ocorrências da Hepatite A em Paranatinga (386 Km de Cuiabá). Entretanto, até o momento, só foram confirmados dois casos em dezembro de 2010, não havendo motivos para maiores preocupações.

A Secretaria de Estado de Saúde está vigilante para novas ocorrências.