Economia brasileira cresceu 7,81 por cento em 2010

16/02/2011 15:36

 O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,81 por cento em 2010, segundo o Indice de Atividade Econômica (IBC-Br), revelado hoje pelo Banco Central, percentagem ligeiramente superior ao estimado pelos analistas.

  O valor do crescimento da economia nacional no ano passado da máxima autoridade monetária do país antecipa as cifras oficiais que serão divulgadas no mês próximo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Assim mesmo, é 0,21 por cento superior à previsão realizada pelos analistas do mercado financeiro, quem prognosticaram um 7,6 por cento para 2010.

O Banco Central precisa que o IBC-Br constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica, e permite antecipar o resultado do PIB anual com o objetivo de ajudar à autoridade monetária na definição da taxa básica de interesse (SELIC).

Primeiro calculado por estados e regiões, desde inícios de 2011 o indicador passou a ter alcance nacional, e incorpora-se os resultados das atividades agrícolas, industriais e os serviços, bem como dos impostos.

Tags: