17/02/2011 12:32
A Assembleia Legislativa (AL) realiza audiência pública hoje (17), para discutir os efeitos da implantação dos projetos da Copa em Cuiabá e Várzea Grande, principalmente o plano de mobilidade. As obras estão previstas para serem realizadas nos próximos quatro anos visando preparar as duas cidades para Copa 2014.
Deputado Emanuel Pinheiro (PR) foi quem fez o requerimento para a audiência que será realizada às 14h, no Auditório Milton Figueiredo, na AL. O governo federal já autorizou a liberação de recursos à execução das obras de mobilidade urbana no valor de R$ 384 milhões. “A sociedade precisa conhecer de perto como estão sendo feitas as discussões, como serão feitas as aplicações do dinheiro público e como serão executadas as mudanças de mobilidade urbana. Princípios, esses, fundamentais para o desenvolvimento das duas cidades”, destacou Emanuel Pinheiro.
O parlamentar quer que as autoridades expliquem como estão os cronogramas de obras a serem implantados pela Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal. Para o encontro, Pinheiro estendeu o convite aos representantes do Departamento de Trânsito – Detran, da Secretaria de Estado das Cidades e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).
De acordo com Pinheiro, as mudanças vão mexer com o cotidiano dos cuiabanos e dos várzea-grandenses, principalmente, no que se refere ao “ir e vir” da população. Segundo o deputado, é preciso que todos saibam também sobre a proposta de construção das lombadas eletrônicas e da instalação dos radares eletrônicos. Ele também questiona ainda, como o governo pretende realizar o rodízio de veículos nas duas cidades. Outras mudanças nos planos do Executivo são nos horários de entrada e saída dos servidores públicos, do funcionamento das escolas públicas e privadas, do atendimento do comércio e dos bancos.