Ivan Belém faz palestra show sobre Liu Arruda

17/02/2011 17:40


“Liu Arruda: parte da história do teatro cuiabano”. Este é o tema da palestra show que acontece na próxima sexta-feira (18.02), às 16h30, no Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá. Ministrada pelo ator e produtor Ivan Belém, a palestra é gratuita e disponibiliza 50 vagas.

Segundo Ivan, a palestra tem como mote a historia de Liu Arruda, mas acaba por tratar da história do teatro cuiabano e matogrossense. “Acredito que as histórias individuais são partes da história de uma sociedade, de uma comunidade e de um grupo. O histórico do nosso teatro é formado pela história de Liu e vários outros atores também”, explica.

As atuações de Liu marcaram o teatro de Mato Grosso nas décadas de 70, 80 e 90. Seus quase 40 personagens ainda vivem no imaginário e lembranças daqueles que presenciaram suas apresentações ao longo de 25 anos de carreira. “Liu tem uma obra teatral vasta. Durante a palestra, o passado e presente se misturam em um mosaico histórico, isso porque parcela significativa da nossa produção teatral de hoje continua a beber nessas fontes”, lembra Ivan.

Com duas horas de duração, a palestra show é oferecida pelo Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) e Cine Teatro Cuiabá. As inscrições são realizadas no foyer do CTC, a partir de terça-feira (15.02), das 14h às 18h.

Ivan Belém

Ivan é ator e fundador do Grupo Gambiarra, o primeiro grupo de teatro de rua de Mato Grosso. Formado em Historia, é doutorando em Educação e Meio Ambiente na Universidade Federal de Mato Grosso e sua tese trata da trajetória de Liu Arruda no teatro mato-grossense. Membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT), Ivan atualmente é diretor do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC).

Liu Arruda

Cuiabano, Liu nasceu em 30 de maio de 1957, filho de Nilson Arruda e Tanita Marques de Pinho Arruda. Herdou da mãe o interesse pelo teatro e desde a década de 80 é o mais popular ator do Estado. A primeira apresentação aconteceu em 1968, no Colégio São Gonçalo, onde fez uma dublagem de “Balada para um Louco”, uma versão de Moacir Franco para a música de Astor Piazzola. A partir daí mostrou que teatro não seria apenas uma brincadeira.

Nos anos 70, junto com Ivan, participou do grupo de teatro do Sesi “Pequenos Gigantes”, atuando na peça Camilo Ramos Suing. Com Ivan Belém, o artista tomou conta da noite, com as poderosas Creonice e Comadre Nhara. Uma união que emplacou de vez com o espetáculo, “Elas por Eles”.

Em mais de 25 anos de carreira, sua galeria tem quase 40 personagens e centenas de apresentações teatrais. Liu também participou de novela, manteve colunas em jornais e lançou o CD “Ocê qué vê, escuta”, com catorze faixas, sete músicas e sete piadas. Liu Arruda morreu no dia 24 de outubro de 1999, com 42 anos.

SERVIÇO:

O que: Palestra Show “Liu Arruda: parte da história do teatro cuiabano”, com Ivan Belém.

Local: Cine Teatro Cuiabá

Data: 18 de fevereiro, sexta-feira

Horário: 16h30 às 18h30

Quanto: Gratuito

Inscrições: de terça a sexta-feira, das 14h às 18h.

Tags:
Cultura