Neandertais já usariam penas como ornamento há 44 mil anos

22/02/2011 10:11

Arqueólogos da Universidade de Ferrara, na Itália, afirmam ter descobertos indícios de que os neandertais já utilizavam penas para se enfeitar há 44 mil anos. A pesquisa aumenta o debate sobre o quão distantes eram os neandertais do Homo sapiens. As informações são do site da revista New Scientist.

O arqueólogo Marco Peresani e sua equipe investigaram 660 ossos de aves encontrados com ossadas de neandertais na caverna Fumane, norte do país. Muitos dos ossos estavam cortados e raspados onde as penas de voo estavam presas, o que sugere que as penas eram sistematicamente removidas.

Assim como acredita-se que os neandertais usavam conchas como enfeite, Peresani pensa que as penas também poderiam ser ornamentos. Segundo o pesquisador, muitas das espécies encontradas era uma fonte pobre de alimentação e afirma que a adição de penas às flechas só foi ocorrer bem depois, o que descarta essas possibilidades.

João Zilhão da Universidade de Barcelona, na Espanha, afirma à reportagem que a pesquisa reforça as evidências de que os neandertais eram tão aculturados quando o Homo sapiens.