Prorrogadas as inscrições para a 9ª Semana Nacional dos Museus

22/02/2011 13:39

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, convoca em caráter de urgência os responsáveis pelos Museus e/ou instituições gestoras de Museus no Estado para que registrem seus eventos da 9º Semana Nacional de Museus. O registro é para todos os museus, municipal, estadual e privado existente no Estado de Mato Grosso. O prazo de registro foi prorrogado até o dia 27 de fevereiro.

“Não fiquem de fora desta programação nacional, pois a sua participação vale ponto nos editais do Ministério da Cultura (MinC), via Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Instituito do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) quanto à solicitação de fomento para área museal”, orienta a coordenadora do Patrimônio Cultural da SEC-MT, Maria Antúlia Leventi.

O tema da 9ª edição da Semana Nacional dos Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio, é Museu e Memória, uma vez que lidar com a memória de modo crítico é um desafio para os museus contemporâneos. O intuito da Semana é integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. É uma oportunidade que as instituições museológicas têm para mostrar seu potencial, sua criatividade, pluralidade cultural e diversidade.

O museu que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode enviar e-mail para [email protected] ou ligar para (65) 3613-0214.

CADASTRAMENTO

Outra recomendação dada pela coordenadora Maria Antúlia diz respeito ao cadastramento dos museus no Sistema Estadual de Museus (SEM) e também no Sistema Brasileiro de Museus (SBM). “Após o cadastramento, é preciso baixar o certificado de adesão ao sistema. Tudo isso pode ser feito via internet, na maior comodidade. Esse cadastro também tem ponto positivo quanto ao fomento, via editais”, auxilia.

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): http://www.ibram.gov.br

Tags:
Cultura