Os benefícios do Levedo de Cerveja

23/02/2011 16:01

A cerveja é consumida por milhares de brasileiros, principalmente no verão, porém poucas pessoas sabem que por meio de sua fabricação se obtém a fermentação do levedo de cerveja, que contém alto valor nutricional.

 Segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, o levedo de cerveja é obtido através da levedura Saccharomyces cerevisiae, um fungo responsável pela fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte e o lúpulo. O levedo é geralmente extraído após o processo de fermentação da cerveja.

 De acordo com a especialista, o levedo de cerveja é utilizado como complemento alimentar por causa do seu alto valor nutricional rico em minerais, ferro, fósforo, magnésio, potássio, cromo, zinco e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B5, ácido fólico, biotina). As vitaminas do complexo B estão envolvidas em vários processos metabólicos e principalmente na síntese (formação) de carboidratos, importantes para fornecer energia ao organismo mantendo seu equilíbrio e bom funcionamento. “Com esses valores nutricionais, o levedo combate a fraqueza muscular e a dificuldade de concentração” afirma Bruna.

 A especialista também orienta sobre os cuidados que se deve ter em relação ao intestino, porque o levedo de cerveja possui leveduras que podem competir com bactérias probióticas (bactérias benéficas) no intestino, que causa um desequilíbrio da microbiota intestinal. É importante que a pessoa saiba como está sua saúde intestinal já que é o principal órgão que produz nossas células de defesa.

 O levedo de cerveja também oferece benefícios na melhora do funcionamento cerebral, na melhora da pele como nos casos de acne, eczemas e psoríase, e na melhora das unhas e cabelos contra o envelhecimento precoce.

Por ter ação energética, é recomendável o seu consumo por praticantes de atividades físicas, atletas, crianças em fase de crescimento, idosos, gestantes e doentes em fase de recuperação.

 O levedo de cerveja é encontrado em flocos e pó, que podem ser acrescentados a vitaminas, sucos de frutas, iogurtes e saladas de frutas. Em comprimidos, deve-se tomar com líquidos, de acordo com a orientação do fabricante. O consumo do levedo é de 1 colher de sopa ao dia. “É importante que as pessoas saibam que o levedo de cerveja não pode ser utilizado por pacientes com doença celíaca, por pessoas com fungos como candíase e micoses de repetição e desequilíbrio na microbiota intestinal” diz Bruna Murta.

 Em relação à cerveja, seu consumo é prejudicial. Apesar de seus nutrientes, a presença do álcool prejudica o sistema imunológico, aumenta a excreção de nutrientes e é um agressor da parede do intestino, prejudicando o funcionamento deste órgão. O álcool também pode prejudicar o organismo por causar letargia (perda temporária e sensibilidade dos movimentos) que ocorre durante o efeito do álcool, além da eliminação de vitaminas e minerais do nosso organismo, que são fundamentais para fazer contração muscular, oxidação de gordura, metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos. “Dessa forma, seu consumo deve ser realizado com moderação” afirma especialista.

 Receita

Vitamina energética
Ingredientes

– 1 fatia de mamão
– 1 banana média picada
– 1 copo (200ml) de bebida de arroz (gelado)
– 1 colher (sopa) de levedo de cerveja
– Mel orgânico a gosto

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.

Rendimento: 1 porção
Valor calórico aproximado: 250,8 Kcal

Alô Nutricionista

A rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o Alô Nutricionista, disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528. O serviço também pode ser acessado pelo e-mail: [email protected].

Tags: