91% das pessoas acreditam em um mau uso da tecnologia móvel

27/02/2011 14:02

Como as pessoas têm lidado com as tecnologias móveis? Esta questão balizou uma pesquisa realizada pela Ipsos, com apoio da Intel. O objetivo do levantamento foi avaliar qual a percepção das pessoas sobre o uso de smartphones, notebooks e tablets.

O estudo, realizado nos Estados Unidos, detectou que 91% dos adultos entrevistados consideram que já viram alguém fazendo um mau uso de tecnologias móveis. Além disso, 75% disseram que a “etiqueta móvel” – ou seja, a forma como as pessoas se comportam – está pior agora do que há dois anos.

A maioria dos consultados (92%) concorda que as pessoas deveriam se comportar melhor em áreas públicas, quando estão utilizando equipamentos móveis. No entanto, 19% dos adultos admitem seu mau comportamento, mas não mudam de postura por considerarem que trata-se de algo já comum a todos.

Entre as principais reclamações em relação à etiqueta das pessoas no uso de dispositivos móveis estão: usar o equipamento enquanto dirigem (73%); falar alto em lugares públicos (65%) e usar um aparelho enquanto caminham pela rua (28%). O que, segundo os responsáveis pela pesquisa, permite concluir que quanto maior o uso de equipamentos conectados à internet, mais consciência as pessoas têm sobre como esse tipo de aparelho é usado pelas pessoas.

O relatório alega que 85% dos adultos nos Estados Unidos já possuem um telefone celular, 52% deles possuem notebooks, 4% já  tem tablets e apenas 9% dos norte-americanos não possuem nenhum dos tipos de dispositivos estudados na pesquisa.

Tags: