Líbia enfrenta mais um dia de confrontos

02/03/2011 09:02

Brasília – A Líbia amanheceu hoje (2) com novos confrontos entre forças do governo do presidente Muammar Khadafi e opositores. Há relatos de que uma cidade do Leste do país, em poder da oposição, foi alvo de ataques aéreos que tentam reconquistar um poço de petróleo na região.

Testemunhas disseram ter visto dois aviões de guerra bombardeando a cidade de Ajdabiya. As forças de segurança do governo buscam conter o avanço da oposição, que ocupa a cidade, para a capital Trípoli.  Ajdabiya está localizada a 750 quilômetros da capital líbia.

O gestor da companhia petrolífera de Sirte, que explora o poço petrolífero da cidade oriental de Brega, Ahmad Jerksi,  afirmou que as forças de segurança do governo retomaram o controle do poço de Ajdabiya.

Há 15 dias, Khadafi enfrenta uma onda de protestos de opositores que pedem sua saída do governo. No poder há quase 42 anos, ele resiste em deixar o comando. Porém, enfrenta pressão interna e externa. Há acusações contra Khadafi de crimes contra a humanidade, violações de direitos humanos e corrupção.

Tags: