Terremoto alterou equilibrío da Terra e reduziu duração do dia

A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas. Dados da rede japanesa Geonet -recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite- sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto. …

15/03/2011 09:06



A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas.

Dados da rede japanesa Geonet -recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite- sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.

Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS, na sigla em inglês), disse à BBC que o movimento ocorrido após o terremoto era “compatível com o que acontece quando há um terremoto deste porte”.

O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo. O tremor também aumentou a velocidade da rotação do planeta, diminuindo a duração do dia em cerca de 1.8 milionésimo de segundo.