Outono começa no próximo domingo

19/03/2011 12:35

O outono começa amanhã, às 20h21, horário de Brasília. O horário de início do outono tem a ver com o posicionamento entre Terra e Sol. Muitos acreditam que quando o outono chega, o tempo tem que “virar” junto. Porém, segundo o meteorologista da SOMAR, Celso Oliveira, isto obviamente não acontece, a não ser em grandes coincidências.

A estação representa a transição entre o verão chuvoso e quente para o inverno seco e frio. Com isso, nada mais natural, que o outono apresente características das duas estações e de forma não linear. “Nada impede, por exemplo, que tenhamos frio no início e calor no final da estação”, explica Oliveira.

E como será o outono deste ano?

A estação será influenciada pelo fenômeno La Niña, que fará com que a chuva fique acima da média nas Regiões Norte e Nordeste, dentro da média no Sudeste e Centro-Oeste e abaixo da média em boa parte da Região Sul. Com relação à temperatura, o La Niña costuma provocar mais frio que o normal, especialmente ao longo da costa das Regiões Sul e Sudeste. Ou seja, quem não aproveitou a praia quando fez calor, terá maior dificuldade para fazê-lo neste outono

Tags: