Problemas com ronco podem acabar com relacionamentos

23/03/2011 12:18

O distúrbio do sono que mais incomoda cônjuges e parceiros é sem dúvida o ronco. Além de causar constrangimento e ser alvo de brincadeiras entre amigos, problemas com ronco podem ser um dos motivos que leva muitos casais ao divórcio. Depois de muita reclamação, as pessoas que roncam demais buscam saída em médicos otorrinolaringologistas, quando, na maioria dos casos, a solução pode estar em uma visita ao dentista do sono.

“O ronco é causado pelo relaxamento dos músculos da garganta, língua e palato durante o sono. O ruído alto e incômodo acontece quando o ar passa pela garganta fazendo com que os tecidos do palato vibrem causando o som”, explica o dentista especialista na odontologia do sono Eduardo Rollo Duarte. “O ronco é sinal de que alguma coisa não vai bem. Por isso, vale a pena prestar atenção quando o parceiro reclamar sobre as infinitas noites mal dormidas e  ir em busca de ajuda.”

Este problema afeta tanto a pessoa que ronca, quanto quem esta a seu lado, e precisa ser tratado com seriedade. “É comum o roncador não dar ouvidos as reclamações do cônjuge, mas o problema pode deixar a relação estremecia e acarretar até no divorcio”, explica Dr. Eduardo Rollo Duarte.

Além de incomodar quem esta ao lado faz com que o roncador tenha dificuldades durante o sono, o que o fará acordar cansado afetando assim suas atividades diárias. “A capacidade de concentração é prejudicada, ele acordará com sensação de não ter dormido, juntando a isso as atividades cotidianas ele ficará estressado com mais facilidade”, completa.

É recomendável procurar um especialista do sono para avaliar a situação e não deixar que isso acabe com a relação do casal. Problemas relacionados a distúrbios do sono devem ser alvo de cuidados especiais tanto em homens quanto em mulheres, pois ambos podem sofrer com o problema.

 por: Eduardo Rollo Duarte

Tags: