Sedtur capacita técnicos de prefeituras a partir desta segunda-feira

28/03/2011 11:34

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) realiza, de segunda a quarta-feira (28 a 30.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso, uma capacitação técnica para os municípios que vão participar da Caminhada na Natureza e do Campeonato Estadual de Pesca, neste ano. Os dois eventos fazem parte do calendário oficial da Sedtur e já contam com a participação de turistas de vários locais do Brasil e do mundo.

A capacitação é destinada aos servidores das prefeituras que vão realizar a Caminhada da Natureza e o Campeonato de Pesca. Nela os municípios terão acessos às informações de como organizar os dois eventos e sobre a parceria da Secretaria de Turismo com as prefeituras envolvidas. No caso da Caminhada da Natureza, os técnicos terão informações sobre o mapeamento e sinalização dos circuitos que serão percorridos nas caminhadas.

Realizadas em parcerias com as prefeituras municipais, as caminhadas estimulam o contato com a natureza e servem para que os participantes possam conhecer pontos históricos e atrativos turísticos do local. As Caminhadas na Natureza são marchas populares com percurso de até 12 km em trilhas sinalizadas e dentro da mata, tudo supervisionado pela Confederação Brasileira de Caminhadas, o Anda Brasil. A prática também estimula a divulgação do turismo rural, uma vez que as caminhadas geralmente são realizadas na zona rural das cidades. Além disso, têm um papel fundamental no processo de conscientização na preservação ambiental e da prática do turismo sustentável.

Já o Campeonato de Pesca foi criado há sete anos pelo Governo do Estado para estimular o turismo interno, com a missão de promover a integração regional, fazendo com que as pessoas viagem por Mato Grosso e conheçam as nossas belezas naturais. Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição do campeonato já são 185 etapas em municípios de todas as bacias hidrográficas do Estado, que levam equipes de pesca a se movimentarem por todo Mato Grosso. Essa será a 8ª edição do Campeonato Estadual de Pesca, que deve contar com a participação de cerca de 50 municípios.

No ano passado o Campeonato de Pesca de Mato Grosso foi premiado pela Rank Brasil como o maior festival de pesca esportiva. O Rank Brasil é o livro dos Recordes Brasileiros, considerado um almanaque cultural que tem como objetivo apresentar ao país informações de vários temas relevantes e curiosos. O Rank foi criado por Luciano Cadari há 11 anos e já homologou mais de mil recordes exclusivamente brasileiros.

Mais informações sobre a capacitação e os eventos da Sedtur entrar em contato com os técnicos da Secretaria pelo telefone (65) 3513-9300.

 fonte: Secom/MT

Tags: