Etanol começa a cair em 20 dias, prevê produtor

31/03/2011 23:42

A escalada dos preços do álcool nos postos deverá ser interrompida dentro de 15 a 20 dias, quando diversas usinas já estarão em operação de moagem da safra de cana-de-açúcar.

A previsão é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). “Já temos 46 unidades produzindo e acreditamos que até meados de abril teremos 60% das usinas do país em moagem”, disse ontem Marcos Jank, presidente da Unica.

Até o início de maio, no máximo, ele acredita que o etanol volte a ser competitivo ante a gasolina. Por render menos, o álcool deve custar menos de 70% da gasolina para ser mais vantajoso para o dono de carro flex. Na semana passada, o preço do álcool no Sudeste e no DF chegava a custar, em média, 85% do litro da gasolina.

Jank destacou que a demanda do etanol cresce a um ritmo maior do que a oferta e nega que o desequilíbrio seja provocado pela migração da produção de etanol para açúcar. “A migração que houve foi de apenas 4% a 5% da produção de cana. Temos de produzir mais cana para fazer tanto etanol quanto açúcar”, afirmou ele.

Só 45% de carros flex

Segundo o diretor da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, o problema é que a produção não consegue acompanhar a demanda gerada pelo maior número de carros flex. “Nós chegamos a atender 90% da frota flex. No ano passado, atendemos 50%. A projeção deste ano é de 45% e, se nada for feito, estamos falando em 37% em 2020”, afirmou ele.

Para que o país possa ter um novo ciclo de investimentos em cana, a Unica defende que o governo dê incentivos fiscais ao setor e invista em infraestrutura.

fonte: Destak Jornal

Tags:
Economia