Ministra defende reestruturação do álcool

O país acaba de mudar a exigência de concentração de álcool anidro para permitir a compra do produto dos EUA em abril, um momento crítico da safra nacional de etanol. A safra de 2011/2012 não deve entrar no mercado nacional antes de maio. “Sem dúvida acreditamos que é preciso fazer uma mudança de funcionamento do …

02/04/2011 14:42



O país acaba de mudar a exigência de concentração de álcool anidro para permitir a compra do produto dos EUA em abril, um momento crítico da safra nacional de etanol. A safra de 2011/2012 não deve entrar no mercado nacional antes de maio.

“Sem dúvida acreditamos que é preciso fazer uma mudança de funcionamento do setor, para que ele se estruture melhor e a gente possa trabalhar com um mercado futuro. Acreditamos que somos capazes de aprimorar esses problemas de safra”, disse a ministra em entrevista à Folha por telefone.

Ainda na reunião do BID, o Brasil acertou neste final de semana uma linha de crédito de US$ 300 milhões financiada pelo Banco de Cooperação e Investimentos do Japão (JBIC, na sigla em inglês).

Os fundos serão voltados a projetos ambientais já foram apelidados de “linha verde” e serão entregues em reais, com conversão no dia em que o aporte for feito.