Domingo de Ramos dá início à Semana Santa

17/04/2011 15:58

O Domingo de Ramos, que é a entrada de Jesus em Jerusalém, acolhido pelo povo que o saudava com seus ramos e mantos, é celebrado com procissões em diversas igrejas católicas de Campo Grande, dando início a Semana Santa. Na Paróquia Maria Mãe da Igreja, localizada na Vila Jussara, centenas de fieis participaram da benção dos ramos e acompanharam a procissão, que saiu da comunidade Santa Terezinha até a igreja Matriz, localizada à Rua Felipe Calarge, na Vila Jussara.

Com ramos nas mãos, mesmo sob o forte sol da manhã, centenas de fieis seguiram o trajeto cantando e rezando pelas ruas dos bairros. Os coroinhas foram indicando o caminho, enquanto outros membros da igreja foram à frente dando suporte para a procissão passar.
Segundo o evangelho de São Mateus, Jesus foi para Jerusalém celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho – o símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: “Hosana ao Filho de Davi!”
No momento em que a procissão passava, muitos aguardavam o trânsito fluir e outros moradores se dirigiram até o portão das casas, para que por alguns instantes pudessem participar desde momento importante para os católicos.
“Percorremos as ruas do nosso bairro cantando e saudando: Bendito o que vem em nome do Senhor! Na certeza de que ele caminha conosco e está no meio de nós. Essa certeza, que devemos acalentar em nossos corações nesta Semana Santa, que estamos iniciando”, declarou o pároco Padre Adailton Miorin.
O Pároco explica que após a entrada do Senhor em Jerusalém, ele caminha rumo ao Calvário. “Por isso o domingo de Ramos também é chamado de domingo da Paixão, pois nesse dia inicia-se o caminhar para a cruz”.
Neste domingo a Igreja católica também arrecada as ofertas para o gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que neste ano está relacionado à “Fraternidade e vida no planeta”.
Quem não teve os ramos abençoados pela manhã, poderá participar da benção dos ramos e missa às 19 horas, mas sem procissão, na Paróquia. A partir desta segunda-feira será dado início a ‘via crúcis’ (caminho da cruz) acompanhando os passos de dor do Senhor, culminando na sexta-feira Santa.

fonte:CapitalNews

Tags: