Secretaria expõe 50 obras da pinacoteca

26/04/2011 13:20

Nesta terça feira (26/04) o Pavilhão das Artes realizará amostragem de 50 das 340 obras entre elas estão pinturas, desenhos, esculturas e fotografias que compõe o acervo da pinacoteca do estado.

A festividade marca o inicio da temporada de exposições do Pavilhão e tem como objetivo traçar um panorama das artes visuais de Mato Grosso à população. Na exposição serão retratadas três gerações de artistas plásticos matogrossenses entre eles estão Ignês Côrrea da Costa, Dalva de Barros, Humberto Espindola, João Sebastião, João Pedro de Arruda, Clóvis Irigaray, Adir Sodré, Gervane de Paula, Jonas Barros, Vitória Basaia, Benedito Nunes, Carlos Lopes, Conceição de Freitas, Nilson Pimenta e Clínio Moura.

O acervo começou a ser constituído no ano de 1976 pela extinta Fundação Cultural de Mato Grosso que adquiriu boa parte das obras e a outra são doações de instituições e pessoas físicas. Em entrevista, o Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, João Antonio Cuiabano Malheiros, enalteceu a Pinacoteca dizendo ser um patrimônio inestimável. “O Governo tem orgulho de abrir a temporada de exposições no Palácio da Instrução com o acervo da Pinacoteca, que reúne obras dos mais representativos artistas de Mato Grosso”, disse o secretário. Para receber a exposição, o Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução em Cuiabá passou por uma reforma. Arquitetos, produtores culturais e artistas plásticos do estado atuaram na preparação do espaço que abrigará essa e outras exposições durante o ano.

 fonte: Cultura/MT