Riva conclama a união dos poderes para fortalecimento dos municípios

06/05/2011 11:13

A realização do transporte escolar se tornou um dos grandes problemas municipais pela falta de recursos para atender a demanda. No entanto, o trabalho em conjunto entre a Assembleia Legislativa com os governos Estadual e Federal resultou em investimentos no setor. E no dia (05.05), foram entregues mais 268 ônibus escolares, sendo o segundo lote, dos mil ônibus para o transporte escolar adquiridos em regime de parceria.

“Se não fosse a determinação do governador Silval Barbosa e da Assembleia Legislativa, que sempre defendeu melhorias ao setor, essa avanço não seria possível”, destacou Riva, ao lembrar que reivindicou investimentos ao transporte escolar a Silval, quando ainda era vice-governador, durante discussões sobre os maquinários aos municípios.

Na solenidade de entrega, realizada na quinta-feira (05), no Palácio Paiaguás, Riva conclamou a união dos poderes para o fortalecimento dos municípios e convidou os prefeitos a participar do encontro do Parlamento Amazônico, no próximo dia 3, em Cuiabá, quando será discutida, por exemplo, a autonomia dos legislativos à criação de novos municípios. A discussão sobre recursos hídricos também consta na programação.

“Fortalecer os municípios é desafogar o Estado. Precisamos fazer esse trabalho”, alertou o presidente da AL. Ele também informou sobre a importância do encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece no próximo dia 20, em Florianópolis (SC), quando serão discutidas ações em benefício dos municípios durante a 5ª Conferência Nacional dos Legisladores dos Legislativos Estaduais, com o tema Brasil: debates e perspectivas.

Conforme Riva, diante das inúmeras dificuldades que os municípios enfrentam, é preciso reavaliar o valor do repasse do bolo tributário a cada um deles. “Vai chegar um momento que o governo federal terá que rediscutir o modelo de distribuição”.

De acordo com presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, prefeito de Acorizal, Meraldo Sá, a falta de transporte escolar é muito grave. Contudo, a entrega dos novos ônibus representa mais qualidade no ensino público. “Vai incidir diretamente na qualidade do aprendizado dos alunos”, comemorou, ao receber mais dois ônibus para atender os 365 estudantes de Acorizal, que residem nas comunidades de Córrego Fundo, Ribeirão do Prata, Laranjeira, Campo Limpo, Tenda, Pedregulho, Chapéu do Sol, Uembe e Estiva.

Alcir Paulino, prefeito de Juara, que recebeu quatro unidades no primeiro lote e mais quatro hoje, destacou a iniciativa. “É um avanço muito grande. Dará mais conforto e dignidade a toda sociedade juarense. É a valorização dos nossos alunos”, concluiu, ao destacar o empenho de Riva.

Fonte:AL/MT

Tags:
Política