Audiência mobiliza sociedade no combate à pedofilia

17/05/2011 12:57

A participação de representante da sociedade organizada, autoridades políticas e representantes dos poderes Judiciário e Executivo foi maciça durante audiência pública da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16.05), que discutiu políticas públicas para crianças e adolescentes. O evento, requerido pelo presidente da Casa de Leis, deputado José Riva (PP), teve a presença do senador Magno Malta – presidente da CPI da Pedofilia no Senado Federal.

Um dos depoimentos emocionantes foi da senhora Rosivete Maciel, mãe de uma vítima de pedofilia. Nervosa, ela contou na tribuna que as suas duas filhas foram abusadas há cinco anos pelo atual prefeito de Dom Aquino, Eduardo Zeferino, que na época era casado com sua cunhada. Disse que outras cinco crianças foram também vítimas, sendo uma delas afilhada do agressor.

“É uma dor muito grande para quem é mãe, que cria seus filhos com cuidado e amor para vir alguém, geralmente dentro da sua própria casa, tirar a ingenuidade de nossos filhos. Graças a Deus que não chegaram ao ato sexual em si. Mas a própria insinuação do ato sexual gera problemas nas escolas, no relacionamento com as pessoas”, declarou Rosivete, afirmando que apenas depois que as vítimas trouxeram o caso a tona é que mudaram de atitude. “É duro para um pai, uma mãe, mas eu quero que a sociedade mato-grossense tenha conhecimento disso. Hoje, podemos contar com Assembleia”.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, chegou a propor que, para casos como esse, a pessoas seja afastada do cargo público ou não. Mesmo com as denúncias, o prefeito de Dom Aquino ainda permanece exercendo as funções administrativas como gestor do município. “As denúncias ainda não foram aceitas”, destacou indignada a mãe.

A audiência na AL teve a presença do senador de Mato Grosso, Jaime Campos, que parabenizou as ações da Sala da Mulher, sob comando de Janete Riva, no combate à pedofilia. A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social, Roseli Barbosa prestigiou o evento. Já o deputado Walter Rabello (PP) propôs projeto para campanhas nas escolas, enquanto que o deputado Emanuel Pinheiro destacou que o enfrentamento precisa da participação de toda sociedade organizada. O deputado federal Vaternir Pereira também marcou presença, juntamente com os deputados estaduais Hemínio J. Barreto, Ezequiel Fonseca e Luciane Bezerra.

Do Ministério Público Estadual, estiveram os promotores de Justiça, Paulo Prado, Lindinalva Rodrigues e Elisamara Portela. Pelo Tribunal de Justiça compareceu a desembargadora Maria Helena Povoas, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, entre outras entidades. Profissionais liberais como psicólogos, educadores e assistentes sociais também contribuíram com o debate.

Fonte:AL/MT

Tags: