Atividade econômica cresce 0,51% em março

O nível de atividade econômica do país aumentou 0,51% em março, comparado com o do mês anterior (dados dessazonalizados), e 3,48%, em relação ao de igual período do ano passado, de acordo com números divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) chegou a 143 pontos, ante os 142,27 pontos …

18/05/2011 18:35



O nível de atividade econômica do país aumentou 0,51% em março, comparado com o do mês anterior (dados dessazonalizados), e 3,48%, em relação ao de igual período do ano passado, de acordo com números divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central (BC).

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) chegou a 143 pontos, ante os 142,27 pontos de fevereiro e os 138,19 pontos de março de 2010.

Criado pelo BC para antecipar os resultados aproximados do Produto Interno Bruto (PIB),  o IBC-Br é um dos parâmetros considerados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na hora de definir os rumos da taxa básica de juros  (Selic).

O IBC-Br incorpora e sintetiza informações sobre os diferentes setores da economia, como a indústria, serviços e a agropecuária, na tentativa de antecipar a evolução da atividade econômica. Essas projeções se assemelham aos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados posteriormente, mas informe do BC  sustenta que o indicador não mede nem projeta o PIB.

Fonte:JB