Concurso visa reforçar Segurança em Mato Grosso

25/05/2011 09:53

Um pacote de medidas está em fase de planejamento e posteriormente será executado para atender as demandas das políticas de segurança pública de Mato Grosso. Serão investimentos em mais homens para as 4 forças policiais do Estado, a Militar, Civil, Bombeiros e Polícia Técnica. Neste primeiro momento deverá ser lançado em até 60 dias concurso público para mais 2 mil policiais, sendo que a expectativa é que até 2014, ano da Copa do Mundo, o efetivo tenha crescido em 4 mil novos homens.

No pacote estão previstos cursos de capacitação, treinamento, armamentos, viaturas especiais e equipamentos de última geração para a polícia científica trabalhar na elucidação de crimes. “Precisamos nos adequar à realidade do crime que tem recursos de sobra para serem consumidos e que são provenientes, em sua grande maioria, do tráfico de entorpecentes”, disse o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado.

Em 90 dias deverão estar elaboradas pela Secretaria de Administração as regras para o concurso público e se o mesmo será planejado e executado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A Secretaria de Segurança Pública é quem fez os levantamentos das necessidades e do impacto que isto provocará nas finanças da pasta e o suporte financeiro para implementá-las. “É preciso entender que o governador não limita os gastos da segurança pública, mas naturalmente não podemos consumir todo o nosso orçamento numa preparação de meses que tem custos desde o lançamento até se colocar os novos policiais efetivamente trabalhando”, disse Curado.

O governador Silval Barbosa (PMDB) já pediu estudos para o reforço da segurança que tem um orçamento de R$ 1 bilhão para este ano.

Fonte: Gazeta

Tags: