Presidente da Valec anuncia lançamento de Edital da Ferrovia em Lucas do Rio Verde

27/05/2011 16:38

O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A – a empresa pública, vinculada ao Ministério dos Transportes e cuja função social é a construção e exploração de infraestrutura ferroviária –, José Francisco das Neves, vai estar neste sábado (28.05) em Lucas de Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá) para participar de uma ampla reunião com lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades de classe. A informação é do secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

O presidente da Valec deve anunciar o lançamento do Edital para construção do trecho compreendido entre Campinorte (GO) e Água Boa (MT), da primeira etapa da Ferrovia Centro-Oeste (Fico), com cerca de 430 km, dos 1040 km previstos na primeira etapa que vai até Lucas do Rio Verde.

Outro fato relevante a ser anunciado pelo presidente da Valec Francisco das Neves, é a construção de um Terminal Intermodal no município de Paranatinga, no distrito de Santiago do Norte – que não estava previsto no projeto original. Segundo Vuolo, essa construção deve-se graças à intervenção do Governo de Mato Grosso e da bancada federal, sob a liderança do deputado Wellington Fagundes.

Na reunião o presidente da Valec deve reafirmar o compromisso da presidenta Dilma Rousseff firmado com o setor produtivo mato-grossense em concluir o a primeira etapa da Fico durante o seu governo.

A construção da Fico está prevista em duas etapas: a primeira etapa será de 1.040 quilômetros e vai passar pelos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde. A conclusão dessa etapa está prevista para o final de 2014, com um investimentos orçado em R$ 4,1 bilhões. A segunda etapa vai de Lucas do Rio Verde até Vilhena (RO) e terá 598 Km, e terá um investimento previsto de R$ 2,3 bilhões.

A reunião com o presidente da Valec acontece, no período da manhã, das 8h até 11h, no auditório da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. Durante o evento, Francisco das Neves vai receber o título de cidadão luverdense, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores. No próximo dia 20 de junho, ele retorna a Mato Grosso para tratar especificamente da Ferrovia Vicente Vuolo, com o governador Silval Barbosa.

O secretário Francisco Vuolo disse que vai aproveitar a oportunidade para avançar também no detalhamento da construção do trecho Rondonópolis e Cuiabá, cujo primeiro passo já foi dado com assinatura do termo de acordo de cooperação entre o Governo de Mato Grosso, a Valec, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), no último dia 18 de maio.

fonte: Secom/MT

Tags: