Mudar hábitos é fundamental para manter peso após dieta

09/06/2011 10:14

Um dos principais desafios de quem perdeu peso é manter a silhueta conquistada depois de tanto esforço. A velha receita de seguir uma alimentação de qualidade, e somá-la à atividade física, continua sendo o principal conselho para quem quer entrar na linha. Mas mudar de hábitos nem sempre é tarefa das mais fáceis.

O nutricionista Rogério Frade, especialista em nutrição esportiva, acredita que as mudanças na alimentação devem ser encaradas com naturalidade. “Quando as pessoas entendem que as mudanças terão efeitos permanentes para a saúde, dificilmente voltam à rotina que tinham antes”, diz. E se perceberem que, mesmo já sem a disciplina da fase do regime, continuam mantendo a linha, sentem-se ainda mais incentivadas a melhorar seus hábitos.

Para começar, ele observa que um dos principais obstáculos à manutenção do peso depois da dieta é precisamente o tipo de dieta que foi seguido. É muito comum, explica Frade, as pessoas caírem no conto dos regimes de resultado muito rápido, mas que podem causar problemas como alterações de pressão, anemia, gastrite, osteoporose e finalmente o famoso efeito ioiô.

“As dietas muito severas costumam cortar todas as calorias da alimentação, proibindo todos os carboidratos, doces e pães. Mas quando ela acaba, as pessoas acabam voltando a comer essas coisas, mesmo que moderadamente, e engordam logo”, ele exemplifica. E assim começa aquela rotina tão conhecida, de viver de dieta em dieta.

A solução apontada pelo nutricionista é, uma vez feita a dieta – de preferência uma bem elaborada e saudável, não tão rápida –, a pessoa procurar fazer um planejamento alimentar que inclua tudo, ou quase tudo, com a ajuda de um especialista.

“O novo cardápio deve incluir a maioria dos alimentos. Eu trabalho muito com pães e massas integrais, grãos e sementes como a linhaça, chás e sucos, além de todas as frutas, verduras e legumes”, ele exemplifica.

Entre os alimentos que ele não inclui – e recomenda serem evitados ao máximo por quem não quer ganhar peso, especialmente após um regime – estão os embutidos, a comida de fast-food, a carne vermelha em excesso, refrigerantes e sal e açúcar em excesso. Apenas essa lista, aliás, se for seguida, já ajuda muito a não ganhar peso.

 fonte: Terra