17/06/2011 09:42
Em visita à Brasília, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon recebeu na quinta-feira (16) o apoio da presidente Dilma Rousseff à sua reeleição.
O mandato do sul-coreano termina em 31 de dezembro –no início do mês ele anunciou que tentaria a reeleição. Ban Ki-moon assumiu o cargo mais alto das Nações Unidas em 2007.
Mais cedo, o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, afirmou que o resultado é, de certa forma, previsível. “Eu entendo que ele é o único candidato e numa eleição em que há um único candidato não há muita surpresa. Aguardemos o encontro dele com a presidente”, afirmou sobre o apoio do Brasil, após reunião com o secretário-geral.
Durante o encontro com Ban Ki-moon, a presidente reforçou o interesse do Brasil e demais países em desenvolvimento de ter maior espaço em órgãos da ONU. Em coletiva de imprensa mais cedo, Ban Ki-moon evitou expressar apoio ao pleito brasileiro de assumir um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
FAO
O secretário-geral elogiou a liderança do Brasil em temas como o meio ambiente -o país será sede da Conferência Rio +20, no ano que vem– e em questões de gênero.
Ban Ki-moon também fez elogios ao candidato brasileiro à direção-geral da FAO, órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação. O sul-coreano afirmou que o ex-ministro José Graziano, que disputa o cargo com outros cinco concorrentes no dia 26 de junho, é um “excelente candidato”.
Fonte:JornalFloripa