22/06/2011 09:56
A responsabilidade ambiental é uma importante questão a ser tratada quando se refere ao desenvolvimento das indústrias avícolas. Os investimentos mostram que as indústrias estão entendendo e se adequando às exigências de cuidado com a natureza e diminuição da poluição ambiental, também como forma de garantir o crescimento e a expansão de trabalhos e mercados.
Dentro de uma política de cuidados com o meio ambiente, o Grupo Frangos Canção, a principal indústria avícola da região de Maringá, vem investindo em ações constantes na área ambiental. O tratamento de efluentes está entre as atividades mais importantes dentro dessa questão e o Frangos Canção está investindo na ampliação e modernização de seu sistema na planta em Maringá. Hoje, a indústria atua com em um sistema primário de tratamento, que reduz a carga orgânica enviada para as lagoas de tratamento em 90%, reduzindo a geração de gás metano nas lagoas (gás de efeito estufa). De acordo com Fábio Guerlles, engenheiro ambiental do Frangos Canção, “as ações que o Canção desenvolve na área ambiental são ações consistentes, que se diferenciam por serem contínuas, sempre buscando a melhoria dos processos e da qualidade ambiental do Grupo”.
Além do tratamento de efluentes, o Frangos Canção também investe em reflorestamento das áreas de preservação com espécies nativas da região; monitoramento das emissões atmosféricas; gerenciamento ambientalmente correto de todos os resíduos gerados pelo grupo, com acompanhamento do destino final dos resíduos. “Além disso, realizamos ações voltadas à educação ambiental dos colaboradores e monitoramento de emissão de poluentes pela frota de veículos do grupo”, conta Guerlles. Ainda cuidando do meio ambiente, o Frangos Canção vem realizando ações de cuidado com os corpos hídricos receptores de seus lançamentos, como o Ribeirão dos Bandeirantes, em que foram recolocados peixes em pontos estratégicos de sua extensão.
Os colaboradores do Frangos Canção também tem participado do processo de conscientização ambiental. A partir de agosto, uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maringá irá promover palestras e debates sobre educação ambiental para os colaboradores, focando nas questões do setor avícola.
Programa Despoluir
Desde 2010, o Frangos Canção estabeleceu uma parceria com a Setcamar – Maringá (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Maringá) para monitorar os níveis de emissões de poluentes na frota de caminhões do grupo. A cada 60 dias técnicos da Setcamar visitam as unidades do grupo para verificar os níveis de poluentes e certificar os caminhões. “Além da questão ambiental, essa certificação também atesta que não está sendo desperdiçado combustível, o que reverte recursos para investimentos em outras ações ambientais”, afirma Guerlles.
Sobre o Frangos Canção
O Frangos Canção iniciou suas atividades em 1992, na região de Maringá. Para promover o negócio, aos poucos a organização buscou ampliar a sua área de atuação, optando pela criação de frangos de maneira integrada. Atualmente, o Frangos Canção abate 340 mil aves por dia. O Grupo atende os mais exigentes clientes, inclusive do mercado internacional, oferecendo produtos de excelente qualidade. Para isso, utiliza um processo de produção com alta tecnologia, agindo sempre com responsabilidade social ambiental.
O Grupo Frangos Canção se lançou às exportações em 2006 e já conquistou mercados consumidores importantes. Hoje, são aproximadamente 35 países que recebem com regularidade produtos feitos dentro da indústria.
fonte: Portal do Agronegocio