Audiência pública sobre mobilidade urbana e desapropriações reúne centenas de moradores

30/06/2011 10:36

Cerca de 500 pessoas participaram nesta quarta-feira (29.06), em Cuiabá, de uma audiência pública para debater as obras de mobilidade urbana e as desapropriações relacionadas aos projetos da Copa do Mundo de 2014. Requerida pelo vereador Domingos Sávio, a audiência contou com a participação dos diretores da Agecopa Carlos Brito (Infraestrutura), Jefferson Castro (Orçamento e Finanças), Yênes Magalhães (Planejamento), o secretário extraordinário de Apoio às Ações da Agecopa e PAC, Djalma Sabo Mendes Júnior e o secretário extraordinário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.

O auditório do Sest/Senat ficou lotado com representantes de associações de moradores, empresários, locatários, entre outros interessados nas transformações urbanas que serão realizadas na cidade. O principal destaque foram os esclarecimentos sobre desapropriações em Cuiabá e Várzea Grande.

Djalma Sabo explicou que o Consórcio Diefra/Cappe já iniciou o levantamento necessário para fazer os laudos de avaliação e fundo de comércio para os imóveis que serão afetados. O Governo do Estado seguirá todos os procedimentos constitucionais e legais para que esse processo seja feito de forma transparente e justa. De acordo com a representante do Consórcio, Janice Silva, os técnicos estão devidamente identificados com crachá e vão fazer medições, analisar detalhes dos imóveis, colher informações, etc. O valor referente a cada desapropriação estará de acordo com o mercado imobiliário. “Já demos início ao levantamento e estamos sendo bem recebidos pela população”, disse Djalma Sabo.

Para facilitar ainda mais a comunicação com a sociedade, o secretário ressaltou também que, duas vezes na semana, atenderá em seu gabinete as pessoas interessadas em obter informações sobre as desapropriações. Para agendar um horário, basta ligar no telefone 3613-4500.

As obras de desbloqueio e travessia urbana foram detalhadas pelo coordenador de Mobilidade Urbana, Rafael Detoni, que expôs os projetos com os mapas e maquetes eletrônicas. Os diretores Carlos Brito e Yênes Magalhães responderam às perguntas dos moradores em relação aos prazos, obras em andamento e o plano de mobilidade urbana.

“A audiência foi produtiva, mas vamos realizar outras para continuar buscando respostas a todas as perguntas”, disse o vereador Domingos Sávio. Também estiveram presentes os vereadores Lúdio Cabral, Misael Galvão, Thiago Nunes e o Leonardo Oliveira.

“É sempre importante ouvir a sociedade e estar à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. A audiência permitiu uma boa interação com a comunidade, o que é bastante relevante para a condução dos projetos relacionados à Copa do Mundo”, argumentou Brito.

Fonte: Secom/ MT

Tags: