05/07/2011 10:33
O material será distribuído inicialmente no Estado de São Paulo, nas escolas públicas, universidades, centros de pesquisa, movimentos socioterritoriais e órgãos governamentais. O objetivo do material é auxiliar na compreensão do campo brasileiro e promover a difusão de alguns dos principais temas do problema agrário no território nacional.
“O material é importante como instrumento didático e de incitação à reflexão pois mostra contradições no campo brasileiro”, diz o professor Eduardo Paulon Girardi, que desenvolveu a pesquisa pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, câmpus de Presidente Prudente, e pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA).
De acordo com Girardi, “a linha discursiva é contrária daquela propagada pela grande mídia, que difunde modernidade e alta produtividade como características homogeneizadoras para o campo brasileiro”. Para ele, o conjunto de mapas mostra que ainda há muita desigualdade e ilegalidade no campo, o que demonstra a atualidade da necessidade da reforma agrária”.
O mapa-pôster é composto por um mapa geral resumido e sete mapas menores que representam os seguintes temas: famílias assentadas e famílias em ocupações de terra; violência contra camponeses e trabalhadores rurais; índice de Gini (que mede a concentração de terra) da estrutura fundiária; desflorestamento na Amazônia brasileira; evolução do rebanho bovino; uso da terra nos estabelecimentos agropecuários e, ainda, imóveis rurais pequenos, médios e grandes.
O mapa geral, que é destacado, sintetiza a expressão desses e de outros temas no território brasileiro e fornece uma visão geral do problema agrário no Brasil. O arquivo PDF do mapa-pôster pode ser baixado no link: www.fct.unesp.br/nera/atlas/downloads/mapaposter.zip.
A maior parte dos mapas utilizados na publicação tem como fonte o Atlas da Questão Agrária Brasileira, lançado também pela Cátedra em 2008 e que está disponível em www.fct.unesp.br/nera/atlas.
fonte: Portal do Agronegocio