BIOMASSA: alternativa energética que enriquece a floresta

12/08/2011 09:02

O Brasil tem 6,3 milhões de hectares de florestas plantadas, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF), volume que coloca o país entre os mais competitivos e com maior potencial de desenvolvimento do mundo no setor florestal.  Quase metade desse montante é área de preservação e o restante é utilizado para fins industriais e comerciais. Papel, celulose, compensado, serragem, carvão vegetal e material para construção civil são alguns dos derivados da madeira mais valorizados. Uma infinidade de materiais considerados descartáveis, porém, podem ser reaproveitados para a produção de biomassa, como resíduos florestais, embalagens, raízes, casca, madeira velha, resíduos sólidos da celulose, entre outros.
Biomassa é uma das fontes de energia renovável que serão apresentadas na 4º BioTech Fair, que acontece de 16 a 19 de agosto na FIEP, em Curitiba. Máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas para esse setor, como o pré-triturador da Bruno Industrial estarão expostas na feira. Esse equipamento pode ser usado no começo da produção de biomassa, com capacidade para triturar de 30 a 60 toneladas de material por hora e extração automática de metais. A Lippel, empresa catarinense especializada em equipamentos para a valorização de biomassa, possui uma linha completa de maquinário para o setor. Na feira estará com o picador florestal que produz cavaco e tem capacidade para picar troncos, árvores inteiras e outros resíduos.
A Siebert-HAMMEL, do Paraná, vai trazer um triturador industrial de alto desempenho da HAMMEL, fabricado na Alemanha. O equipamento tem baixa rotação e alto torque, que proporcionam maior durabilidade e menor custo de manutenção, além de ajuste automático de acordo com o material processado.
A feira acontece no Pavilhão de Exposição Horácio Sabino Coimbra, e conta com 60 expositores. O objetivo é reunir empresas de tecnologias na produção de energia renovável para trocar informações e conhecimento, estimular negócios e parcerias e fomentar o crescimento do setor.
Paralelamente, acontece o 6º Congresso Internacional de Bioenergia, com o propósito de discutir o futuro da produção de energia renovável e fomentar as alternativas para a geração de energia.
Informações: www.bioenergia.net.br ou [email protected]

fonte: Portal do Agronegocio