Governo celebra Dia Nacional em Defesa do Sistema Público

16/08/2011 21:59

O Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego, comemorado a partir deste ano no dia 17 de agosto, será celebrado pelo Governo do Estado de Mato Grosso com uma extensa programação voltada ao trabalhador.

Durante toda a quarta-feira (17.08), das 8h às 17h, serão realizadas uma série de ações no Sine estadual, também conhecido como Casa do Trabalhador, situado na rua Baltazar Navarros, esquina com General Vale, no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

Entre as atividades programadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) para esta data estão oficinas, entrevistas de emprego, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de apresentações culturais e performances artísticas.

Na oportunidade, também será realizada a reunião da Comissão Organizadora da Conferência Estadual do Trabalho Decente que, entre outros assuntos, irá discutir os preparativos para a etapa estadual que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro.

A Conferência Estadual do Trabalho Decente tem a finalidade de promover um amplo debate envolvendo a temática de políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, além de eleger os delegados que irão participar da 1ª Conferência Nacional do Trabalho Decente, que será promovida no mês de maio de 2012, em Brasília.

INTERIOR

A ação em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego ocorrerá simultaneamente em Água Boa, Alto Taquari, Aripuanã, Campo Verde, Colíder, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Sinop. Nestes municípios haverá uma grade própria de atividades voltada ao trabalhador.

SINE

A rede Sine conta com mais de 1.400 unidades em todo País, resultado de uma parceria entre Governo Federal, governos estaduais e municípios. Em Mato Grosso existem 22 unidades do Sine, em 21 municípios. Contudo, a expectativa é de que até o final do próximo ano esse número amplie em mais dez unidades de atendimento ao trabalhador.

Segundo o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan Campos Oliveira, a ideia de promover um evento com o foco no Sistema Público surgiu durante as reuniões do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Trabalho (Fonset).

“A programação foi criada com o objetivo de destacar a importância do Sistema Público de Emprego na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento aos trabalhadores de todo o País, por meio da intermediação da mão de obra, habilitação do seguro-desemprego, emissões de carteiras de trabalho, realização de cursos de qualificação profissional, entre outras ações ”, destacou o secretário adjunto.

Confira programação completa do Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego:

8h – Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia (os testes serão realizados das 8h às 17h);

8h30 – Abertura Solene com a presença de autoridades e convidados;

9h – Apresentação Cultural – Cururu e Siriri Infantil (Sra. Dilza);

Apresentação Cultural – Performance Artista Plástica (Zilda Barrados);

Apresentação Cultural – Ministério Louvor e Aliança;

9h – Entrevistas de Emprego – RENOSA (entrevistas ocorrerão durante o dia todo)

Entrevista de Emprego – EMBRASG;

9h – Reunião da Comissão Organizadora da Conferência Estadual do Trabalho  Decente;

9h30 – Oficina – Como se Comportar em uma Entrevista de Emprego;

14h – Apresentação Cultural;

14h30 – Oficina – Como Elaborar um Currículo Vencedor.

Fonte:Secom/MT

Tags: