Provinha Brasil de Matemática será aplicada em setembro

17/08/2011 09:47

Mato Grosso realizará entre os dias 05 a 09 de setembro deste ano a Provinha Brasil Matemática. A avaliação elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) será aplicada pela primeira vez no país aos estudantes de sete anos.

Segundo a gerente de Organização Curricular do Núcleo de Avaliação e Informação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Vera Margareth Fabro, todos os 13.500 alunos que cursam o 2º ano do 1º Ciclo das Escolas Estaduais farão a provinha. “A exceção são as crianças indígenas”. Estudantes das redes municipais também farão a avaliação.
Ela também conta que a matriz de referência da avaliação já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Os professores devem acessar as matrizes e analisarem o conteúdo que será aplicado e assim poderem preparar os alunos”, disse.
O MEC já encaminhou as provas para a Seduc, que está fazendo o envio para as assessorias pedagógicas que são responsáveis pela distribuição às escolas. Vera explica que a provinha servirá como diagnóstico interno da realidade do ensino de matemática, nas unidades de ensino.
“As avaliações serão corrigidas pelos professores com base nos orientativos encaminhados pelo MEC junto com as provas. Os resultados servirão para análise das próprias escolas e da Seduc”, disse Vera.

HISTÓRICO
O Brasil já aplica aos estudantes de sete anos a provinha Brasil Leitura (Língua Portuguesa). A avaliação é realizada duas vezes por ano, desde 2008. Este ano a primeira etapa, em Mato Grosso, ocorreu em março e a segunda fase ocorrerá em outubro.
Conforme Vera Margareth, a partir de 2012 as provinhas Brasil: Matemática e Leitura serão realizadas no mesmo período.

fonte: Seduc

Tags: