Brasileiros elevam despesas para comer fora

26/08/2011 11:30

Com o mercado de trabalho aquecido, os brasileiros estão aumentando os seus gastos no restaurante. As despesas com a alimentação fora de casa  dobraram em nove anos, passando de R$ 59,1 bilhões em 2002 para R$ 121,4 bilhões neste ano. Os cálculos fazem parte de uma pesquisa da consultoria Data Popular.

“Entre os motivos desse aumento estão a maior paparticipação das mulheres no mercado de trabalho e o crescimento do emprego formal”, afirma Renato Meirelles, sócio-diretor da Data Popular.

Ele explica que, com a expansão do emprego, mais brasileiros começam a ter acesso ao vale-refeição. Os gastos com alimentação fora de casa foram impulsionados pela nova classe média. Dos 65,3% do total de brasileiros que costumam comer em restaurantes e lanchonetes, 54,6% são da classe C, seguidos de 26% das classes D/E e 19,4% do setor A/B.

De acordo com a pesquisa da Data Popular, quando vão jantar fora, 46,1% dos entrevistados da classe C afirmam ser essa uma opção de “lazer”. Nas classes A e B esse percentual chega a 56,4%.

Fonte:Band

Tags: