Governo entrega 499 casas a famílias de baixa renda nesta segunda-feira

28/08/2011 12:53

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), inaugura nesta segunda-feira (29.08), às 9h, o Residencial Nova Canaã – 1ª Etapa – em Cuiabá. Serão entregues 499 Unidades de Habitação (UH), sendo 250 para as famílias que foram sorteadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e 249 para aquelas que residem em áreas de risco geográfico ou vulnerabilidade social, na Capital. Ao todo foram investidos R$ 19.145.278,74, em recursos federais, com contrapartida do Estado e município. O residencial está localizado próximo a estrada da Ponte de Ferro, no Jardim Paraná, vizinho ao Três Barras.
As casas já foram sorteadas e os cadastros aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Às famílias têm até 30 dias para fazer a mudança. A Secid, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, vai ajudar na mudança das famílias que estão em local de risco. As antigas casas serão demolidas, a área será limpa e cercada para evitar futuras ocupações irregulares.
As casas têm 36 metros quadrados, são todas forradas com PVC, têm sala e cozinha integradas, dois quartos, banheiro social e piso nas áreas molhadas. “A entrega do residencial é compromisso do Governo Federal e estadual de reduzir o déficit habitacional e garantir moradia principalmente para aqueles que residem em locais de risco ou vulnerabilidade”, destaca o secretário das Cidades, Nico Baracat. As casas destinadas a Portadores de Necessidades Especiais (PNE) têm 39 metros quadrados.
Construídas em um terreno de 200 metros quadrados, as unidades serão entregues com rede de água, esgoto e asfalto. Lembrando que o residencial tem uma estação de tratamento de esgoto e um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água. Os moradores terão também à sua disposição uma quadra poliesportiva.
Está sendo construída a 2ª etapa do Nova Canaã, serão mais 499 casas distribuídas para famílias de áreas de risco (249) e para aquelas que foram sorteadas no MCMV (250). Este residencial está sendo construído na rua U1, no bairro Jardim Umuarama II.
Este ano o Governo do Estado já entregou em Cuiabá 322 casas do Residencial Jamil Boutros Nadaf, no bairro 1º de Março. Estão sendo construídas ainda 423 casas no Residencial Alice Novack, no bairro Pascoal Ramos, outras 500 unidades no Residencial Nilce Paes Barreto, também no bairro Pascoal Ramos. Só na Capital serão entregues ainda este ano nestes três residenciais 1.422 casas.
No município vizinho de Várzea Grande o Governo entregou no primeiro semestre 980 residências para famílias de baixa renda. Apenas nestes dois municípios entre casas entregues e em construção, são 6.086 unidades.
As casas do Programa Minha Casa Minha Vida são para famílias com renda mensal de até R$ 1.395. Os beneficiários têm 120 meses para quitar o imóvel, sendo que as prestações variam de acordo com a renda familiar.
Estarão presentes na inauguração do residencial o governador do Estado, Silval Barbosa, o secretário das Cidades, Nico Baracat, representantes da Caixa Econômica Federal, da Construtora Lumen, os beneficiários e a comunidade em geral.

fonte: Secom

Tags: