Carro-bomba explode em Ancara; autoridades confirmam 15 feridos

20/09/2011 09:28

Autoridades turcas informaram nesta terça-feira que uma forte explosão no centro da capital turca Ancara, com um balanço de 15 feridos, foi provocada por uma bomba escondida em um automóvel. Segundo a rede de televisão NTV, pelo menos duas morreram no incidente, mas esta informação não foi confirmada oficialmente.

Segundo as primeiras informações, um automóvel ficou completamente destruído pela explosão, que causou um incêndio em uma rua deste distrito. A imprensa local também indicou que várias brigadas de bombeiros se dirigiram ao lugar do fato, onde outros veículos ficaram incendiados.

Uma testemunha disse à EFE que após uma densa coluna de fumaça preta, o fogo de alastrou a quatro ou cinco veículos próximos ao automóvel onde ocorreu a explosão inicial.

O vicê-premiê turco Bulent Arinç afirmou que as autoridades dispõem de informações segundo as quais a explosão teria origem criminosa, informaram os canais NTVCNN-Türk. “Um carro pegou fogo, segundo as informações havia uma bomba dentro do veículo”, disse o vice-premiê.

O canal de televisão NTV informou mais cedo que duas pessoas teriam falecido na explosão. Mas Besir Atalay, outro vice-premiê do gabinete turco, anunciou um balanço de 15 feridos.

Em um primeiro momento, o governador de Ancara, Alaadin Yüksel, se negou a falar de atentado e lembrou que a investigação está em curso. “Investigamos todas as pistas”, declarou.

A explosão aconteceu no bairro comercial de Kizilay, em pleno centro da metrópole, uma área frequentada diariamente por dezenas de milhares de pessoas. A explosão atingiu seis veículos e quebrou as janelas de vários edifícios próximos, segundo a agência AFP.

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que há 27 anos executa ações armadas, já organizou ataques deste tipo nas grandes cidades turcas.

Fonte:AFP

Tags: