Polícia Federal prende 20 em MT e 2 Estados por tráfico internacional

30/09/2011 13:32

A Polícia Federal faz, neste momento, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão, a “Operação Noturnos” com objetivo desarticular uma organização criminosa do tráfico internacional de cocaína. 20 pessoas já foram presas. Duas são em Cuiabá e duas já estavam no Presídio do Pascoal Ramos e receberam novos mandados de prisão. Os federais pegaram 7 em Cáceres, onde outras 5 já estavam presas e também foram comunicadas de novos mandados. Em Campo Novo dos Parecis, foi preso um. Em Pinheiros, no Maranhão, duas pessoas já estavam presas e receberam novos mandados de prisão; Em Viana, no Espírito Santos, foi mais um. Entre os 20 presos até o momento, 4 são mulheres. Duas delas dizem não ter qualquer relação com os crimes e que foram presas por causa de seus maridos.
A PF informa que uma das pessoas presas já foi indiciada nos inquéritos das Operações Fronteira Branca e Sapiquá. Ele ainda cumpre pena em regime domiciliar. Teria morado na Bolívia durante 20 anos após assassinar um policial em Mato Grosso. Lá, levou um tiro que o deixou paralítico;

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão, os quais foram expedidos pelo Juízo da Justiça Federal em Cáceres. A investigação, realizada pela Polícia Federal em Cáceres, durou cerca de um ano. O núcleo do grupo criminoso, embora residente em Cáceres, também atuava no tráfico em outras cidades de Mato Grosso e em outros estados, relacionando-se e/ou prestando apoio a outros grupos criminosos.
No decorrer da investigação foram lavrados seis autos de prisões em flagrante delito e apreendidos aproximadamente 390 quilos de cocaína, além de material destinado à produção, preparação e transformação de drogas. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos 33 e 35 da Lei n° 11.343/2006, cujas penas podem chegar a 15 anos de reclusão. No entanto, por se tratar de tráfico internacional de entorpecentes e pelo fato de as ações ilícitas do grupo envolverem mais de um estados, há previsão de elevação das penas de um sexto a dois terços, conforme previsto no art. 40, incisos I e V, do referido diploma legal.
Depois de interrogados, os presos serão recolhidos à cadeia de Cáceres, sendo que os detidos em outros estados serão posteriormente recambiados para aludida cidade matogrossense, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
A “Operação Noturnos” recebeu esta denominação em virtude de parte dos alvos internalizarem a droga no Brasil através de caminhada noturna, bem como enviarem o entorpecente para os outros estados da federação através de “mulas” que viajam somente à noite.

Fonte:Sónoticias

Tags: