Estado assina Termo de Cooperação Técnica com 13 municípios para elaborar Plano Diretor

05/10/2011 11:53

O governador do Estado, Silval Barbosa, assina nesta quarta-feira (04.10), às 9h, na Sala de Reunião Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, um Termo de Cooperação Técnica para elaboração de Planos Diretores para dez municípios do Vale do Rio Cuiabá. Será assinado também um termo para elaboração do Plano Diretor Participativo Integrado com os quatro municípios que compõem a Região Metropolitana (Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Livramento). Os planos têm o objetivo de fazer um planejamento do que poderá ou não ser executado nestes municípios nos próximos 20 anos.

Após a assinatura do termo terá início na Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) um curso de capacitação para técnicos estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil organizada dos municípios que compõem a Região Metropolitana e do Vale do Rio Cuiabá. Ao todo, 120 pessoas foram convidadas para participar do curso, que termina no dia 07.

Conforme a secretária-adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana, Rita Chiletto, o objetivo da capacitação é sensibilizar, envolver e mobilizar os técnicos, gestores e sociedade civil organizada para que todos participem da elaboração do plano de trabalho, que deve estar concluído até dezembro. “Vamos em todos os municípios conhecer in loco a realidade de cada um. Queremos olhar a cidade como um todo, de fora para dentro e vice-versa. Queremos ver a cidade com todos os seus defeitos e qualidades. Ver a questão do trânsito, que é um problema grave, as vias, o saneamento. Todos os segmentos terão que fazer um pacto e trabalharem juntos para ver os rumos que esses municípios vão tomar nos próximos 20 anos”, explica Rita, completando que o Plano Diretor Integrado já começa a ser implantado no próximo ano e que já está previsto no orçamento de 2012.

Municípios e prefeitos que vão participar
Cuiabá
Várzea Grande
Acorizal
Barão de Melgaço
Chapada dos Guimarães
Jangada
Nobres
Nossa Senhora do Livramento
Nova Brasilândia
Planalto da Serra
Poconé
Rosário Oeste
Santo Antônio de Leverger

Programação
Dia 5 – Capacitação voltada aos membros dos Núcleos Gestores Municipais em período integral;
Dia 6 – Capacitação voltada aos membros dos Núcleos Gestores Municipais em período integral
Dia 7 – Capacitação voltada aos membros dos Núcleos Gestores Municipais no período matutino.
Local da assinatura dos termos: Salão Garcia Neto, Palácio Paiaguás
Local da capacitação – Secretaria de Estado das Cidades (Secid)

Fonte:Secom/MT

Tags: