Chinesa JAC Motors anuncia fábrica na Bahia

07/10/2011 10:55



A chinesa JAC Motors vai investir R$ 900 milhões para construir uma fábrica de automóveis na região de Camaçari, na Bahia.

De acordo com nota enviada pela empresa, o grupo vai protocolar na sexta-feira (7) – no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio – o plano detalhado do seu projeto para a implantação de uma linha de montagem no Brasil, que ficará pronta em 2014.

Segundo a JAC Motors do Brasil, a nova fábrica terá capacidade para produzir 100 mil veículos por ano e será responsável por criar 3.500 empregos diretos. Inicialmente, a linha de montagem deverá funcionar em dois turnos.

O investimento de R$ 900 milhões será bancado, em sua maior parte (80%), pelo grupo SHC, do empresário Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil. Os 20% restantes virão do grupo chinês.

Em nota, a empresa afirma que a região de Camaçari, que já abriga uma fábrica da Ford, é o local escolhido para a construção da linha de montagem da JAC.

– Após várias rodadas de negociações com o governador Jaques Wagner, iniciadas no ano passado, os entendimentos seguem avançados para sediar essa planta industrial em Camaçari.

A empresa diz que o projeto inclui um centro de desenvolvimento de novas tecnologias, centro de estilo e design, laboratórios de controle de emissão de poluentes, pista de testes e centro de capacitação profissional, além das tradicionais etapas de produção, como armação de carrocerias, soldagem, pintura e montagem final. As fases de estamparia de componentes e produção de motores estão previstas para os próximos anos.

Habib diz esperar que, ao confirmar a construção de uma fábrica no Brasil, “o governo federal crie condições para promover alterações no decreto publicado recentemente”.

Esse decreto aumenta em 30 pontos percentuais o IPI de carros importados vendidos no Brasil, caso de todos os veículos comercializados atualmente pela JAC Motors.

Fonte:R7





Tags: