Biodiversidade é apontada como oportunidade de negócios

13/11/2011 09:42

É preciso mostrar a biodiversidade como oportunidade de negócios, seja no desenvolvimento de novos produtos ou no aprimoramento de tecnologias que garantam o uso correto dos recursos naturais. A opinião é do secretário de biodiversidade e florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias.
De acordo com ele, o governo prepara uma série de medidas para que a Política Nacional de Biodiversidade possa refletir as preocupações e necessidades dos pequenos e médios empresários em relação ao uso sustentável da biodiversidade. Uma das iniciativas é uma cartilha adaptada à realidade econômica e cultural brasileira.
A intenção, segundo Dias, é aproximar os pequenos e médios empresários da discussão sobre os objetivos traçados no Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) até 2020. O plano foi definido na 10ª Convenção das Partes da CDB, realizada em Nagoya (Japão), em outubro de 2010, juntamente com as metas de Aichi de Biodiversidade.
Dias lembrou que as metas de Aichi começaram a ser internalizadas pelo setor empresarial em agosto deste ano a partir dos Diálogos sobre Biodiversidade, um processo conduzido pelo MMA de consulta setorial e que já envolve empresários, ONGs e povos tradicionais. O setor acadêmico e os governos deverão ser ouvidos até o final de novembro.
Apesar de serem maioria, os pequenos e médios empresários brasileiros estão distantes das discussões sobre uso sustentável da biodiversidade, segundo Shelley de Sousa Carneiro, gerente executivo de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Durante a reunião do Movimento Empresarial pelo Uso Sustentável da Biodiversidade (MEB), em 31 de outubro, em São Paulo, para definir como os empresários irão incorporar as metas para a biodiversidade definidas pela Convenção da Biodiversidade da ONU, o líder empresarial defendeu maior envolvimento do setor nas políticas públicas de meio ambiente

Fonte:Portaldoagronegocio

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