Em sessão, deputados debatem MT Saúde e Unemat

Na sessão matutina desta quinta-feira (24) deputados estaduais defenderam conjuntamente a ampliação da Universidade de Mato Grosso (Unemat). A proposta é de inclusão no orçamento de 2012, em tramitação na Casa, de recursos para a instalação de um campus na baixada cuiabana, além de consolidação do Campus em Rondonópolis na região sul. O presidente José …

24/11/2011 11:55



Na sessão matutina desta quinta-feira (24) deputados estaduais defenderam conjuntamente a ampliação da Universidade de Mato Grosso (Unemat). A proposta é de inclusão no orçamento de 2012, em tramitação na Casa, de recursos para a instalação de um campus na baixada cuiabana, além de consolidação do Campus em Rondonópolis na região sul. O presidente José Riva anunciou que até o final do ano ocorrerá uma audiência pública em Rondonópolis para esse debate. Defenderam a Unemat para a baixada cuiabana além de Riva, os deputados Emanuel Pinheiro e Sebastião Rezende.
Os deputados também debateram, na tribuna, a questão do MT Saúde “o que queremos é blindar o MT Saúde porque ele é um patrimônio nosso”, disse Emanuel Pinheiro. Riva e Guilherme Maluf também defenderam uma saída para a manutenção do órgão e Percival Muniz questionou a lisura do novo contrato administrativo do MT e mostrou documentos que comprovam que a empresa que ganho a contratação foi criada no último mês de agosto.

O deputado Dilmar Dal Bosco anunciou que vai representar a Assembleia de Mato Grosso no Encontro do Parlamento Amazônico (Parlamaz) que se reúne pela segunda vez este ano, hoje (24) e amanhã (25), em Manaus (AM), com a participação dos deputados estaduais de todos os Estados da Amazônia, além governadores e senadores da região.

O presidente do Parlamaz é o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Mecias de Jesus (sem partido). O Parlamento Amazônico é um fórum de debates de assuntos de interesse da Amazônia e de cada Estado que o compõem, especificamente. De acordo com Dal Bosco, nesse encontro serão discutidos assuntos como a questão fundiária, ou a legalização das terras na Amazônia, a infra-estruturar necessária para que a região possa crescer e se desenvolver, entre outros.
Confira a programação do Parlamento Amazônico:
Dia 24.11.2011:
Às 18h – solenidade de abertura
– lançamento do site do Parlamento Amazônico;
– pronunciamentos;
Local: Auditório Deputado Belarmino Lins – Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).
Às 20h30 – jantar oferecido pelo presidente da ALE-AM
Local: Salão Solimões – Palácio Rio Negro.
Dia 25.11.2011:
Às 08h30 – credenciamento

Às 09h – início das conferências:

– Shirley Nascimento – secretária Extraordinária de Regularização Fundiária para a Amazônia Legal (Terra Legal) – MDA – Brasília;

– Alexandre Lemes – superintendente da Secretaria de Patrimônio da União do Ministério de Planejamento (SPU) – Manaus – regularização de várzeas;

– Dra. Quílvia Carvalho Araújo – coordenadora de Regularização Fundiária Urbana do Estado de Rondônia;
– Prof. José Heder Banatti – Dr. em Direito Agrário – Pará.
Às 12h – almoço – oferecido pelo presidente do Parlamento Amazônico
Às 14h – reinício das conferências:

– Dr. Imar Cézar de Araújo – coordenador geral do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) – Amazonas;
– Senador Eduardo Braga (PMDB-AM);
– Leitura da Carta de Manaus pelo presidente do Parlamento Amazônico.
Às 16h – encerramento do encontro
– Visita ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), localizado na Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 690, Distrito Industrial;
Dia 26.11.2011: (Por adesão)
Às 09h – visita à Ponte do Rio Negro e ao encontro das águas – transporte fluvial.

Fonte:AL/MT