COL checa hoje as obras na Arena Pantanal

09/03/2012 09:20

Sob clima de desconfiança da Fifa sobre a capacidade do Brasil organizar a Copa do Mundo de 2014, o Comitê Organizador Local (COL) visita hoje de manhã o canteiro de obras da Arena Pantanal, em Cuiabá. Um grupo formado por 35 pessoas liderado por Fúlvio Danillas, chefe do escritório da Fifa no Brasil, realiza a vistoria em todos os setores do estádio desde onde será o Centro de Imprensa até a saída de autoridades. O objetivo é ver como anda a construção da arena, que será palco de quatro partidas válidas pelo Mundial de 2014.

A visita da comitiva é aguardada como muita expectativa por parte de todos os mato-grossenses, em especial por parte do governo do Estado. Formada por profissionais de várias áreas, a equipe enviada pela Fifa comandada por Fúlvio Danillas fará uma análise da obra em entrevista coletiva à imprensa após a vistoria na Arena Pantanal.

É comum o nome de Cuiabá estar envolvido em especulação sobre o atraso nas obras ao Mundial. Inclusive, sobre uma suposta retirada da capital mato-grossense pelo fato de não estar cumprindo o cronograma de trabalho estabelecido pela entidade que comanda o futebol mundial. Em recente visita a capital mato-grossense, o ministro do Esporte Aldo Rebelo descartou qualquer possibilidade de Cuiabá perder a sede.

Por conta de especulações por parte da imprensa nacional e internacional, o governador do Estado Silval Barbosa e toda a cúpula da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) sob comando de Éder Moraes acreditam que os inspetores da Fifa vão se surpreender com o avanço da obra da Arena Pantanal.

Para atualizar os dados, a Secopa informou ontem, um dia antes da vistoria, de que a construção do novo estádio está em 43% de toda obra concluída, número bem acima em relação aos outros estádios escolhidos para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Desde abril de 2010, com a demolição do antigo estádio governador José Fragelli, o Verdão, a Arena Pantanal está em construção. Devido à antecipação dos trabalhos em comparação às demais sedes, Mato Grosso se comprometeu junto a Fifa a entrega da obra em dezembro de 2012, quase um ano e meio antes do pontapé inicial do Mundial no Brasil.

Para que a Arena Pantanal não fique muito tempo sem ser utilizado até abertura da Copa do Mundo, a Secopa não descarta a possibilidade de diminuir o ritmo da obra, visando que o estádio fique o menos tempo possível fechado. Além disso, há a preocupação do governo do Estado na manutenção da Arena por um ano e meio até o torneio internacional, pois o custo será alto para deixá-lo em dia até os jogos oficiais.

A visita do grupo enviado pela Fifa já ocorreu em outras capitais sedes do Mundial de 2014 como São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá. A caravana ainda seguirá viagem para Manaus, Natal e Curitiba.

Fonte: Gazeta

Tags: