Secretária Roseli Barbosa destaca ações do Governo no combate à violência contra a mulher

24/03/2012 00:27

As ações voltadas ao combate da violência contra a mulher foram debatidas na sexta-feira (23.03) por representantes dos Poderes Públicos durante a realização do I Seminário Mato-grossense Violência Contra a Mulher – Reflexões em Busca de Soluções.

Representando o Poder Executivo estadual, a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, elencou as principais atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado no combate à violência contra a mulher, durante um dos debates do seminário, em que participou.

Dentre as ações destacadas estão aquelas com foco na geração de emprego e renda, fomento ao empreendedorismo individual, sensibilização dos acusados das agressões, no sentido de combater à reincidência dos crimes, além do suporte às vítimas de violência, colocando-as como público prioritário dos programas sociais do Governo.

“O Governo do Estado está empenhado na execução de políticas públicas que não só apoiem as mulheres após as práticas de violência, como também possibilitem, que tais práticas não ocorram mais na nossa sociedade. E para tanto, a união de todos os Poderes e a sociedade, como um todo, é de suma importância”, observou Roseli Barbosa.

Também presente no seminário, a superintendente estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Emília Sotero, informou que a partir desta semana já está sendo colocado em prática um dos pleitos da secretária da Setas-MT que é trabalhar também nas escolas as questões de gêneros, a fim de sensibilizar, desde cedo, jovens e crianças.

“O objetivo desta ação é evitar que as crianças cresçam com conceitos machistas, em que o homem pode tudo e a mulher deve estar sempre submissa e à disposição. O que nós queremos é ver meninos e meninas, se tornando homens e mulheres capazes de viver harmonicamente, se respeitando mutuamente”, informou a superintendente.

Representando a Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o desembargador José Jurandir de Lima, destacou o empenho de Mato Grosso em criar mecanismos para efetivar a Lei Maria da Penha. “Para isso, é de suma importância a participação dos Poderes na implementação dos trabalhos direcionados ao combate à violência”, afirmou.

Durante o evento foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça, Governo do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A parceria visa impulsionar os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Vulnerabilidade, Direito e Gênero, presidido pela juíza Amini Haddad, com a participação de acadêmicos do curso de Direito da UFMT.

Realizado no Fórum de Cuiabá durante toda esta sexta-feira (23.03), sob a organização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o I Seminário Mato-grossense sobre Violência Contra a Mulher proporcionou ainda discussões sobre a relação da violência doméstica como consumo de drogas ilícitas e lícitas; a exploração sexual e desvalor humano e ainda sobre o empoderamento feminino.

Fonte:Secom/MT

Tags: