25/04/2012 12:02
A taxa de desemprego no Brasil aumentou pelo terceiro mês consecutivo em março, ao passar de 10,1% em fevereiro para 10,8%. As informações são da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), divulgada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) nesta quarta-feira (25).
A PED leva em conta os dados do emprego em sete regiões metropolitanas brasileiras: Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal.
No mês passado, mais 175 mil pessoas entraram no contingente de pessoas sem emprego, o que elevou o número de desocupados para 2,4 milhões.
Segundo o Dieese, o resultado decorre do aumento da PEA (População Economicamente Ativa), que foi incrementada em 84 mil, e redução do número de pessoas ocupadas em 92 mil.
Capitais
A taxa de desemprego aumentou em todas as capitais brasileiras pesquisadas na passagem de fevereiro para março, segundo o Dieese e a Fundação Seade. Os avanços aumentos foram registrados em Fortaleza, onde o desemprego saltou de 8,5% para 9,6%, e Salvador, onde a taxa subiu de 15,8% para 17,3%.
Fonte:R7