Riva destaca falta de planejamento durante encontro de prefeitos

14/05/2012 11:00

A falta de planejamento de Mato Grosso foi o tema abordado pelo presidente do Poder Legislativo, deputado José Riva (PSD), durante o 29º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses – Avanços e Perspectivas para os Municípios, na Associação Mato-grossense dos Municípios -AMM. Riva avaliou que essa crise que assola o Estado se deve também a ocupação desordenada e ao tamanho desproporcional da máquina pública, na qual considera muito inchada. E voltou a defender a redução dos custos da atividade meio para dar fôlego aos cofres públicos e mais atenção aos municípios.

“O estrangulamento da gestão pública tem muito haver com a falta de planejamento. Se nesses 30 anos Mato Grosso se transformou num estado do agronegócio, e se tem necessidade de infraestrutura maior, haja vista que temos setores importantes que não estão sendo explorados por falta de logística, não podemos mais cometer esse erro, porquanto que já sabemos que nos próximos 10 anos Mato Grosso deve enfrentar uma verdadeira revolução, talvez tudo o que aconteceu em 30 ou 50 anos, aconteça em 10 anos”, disse.

Riva também defendeu que essa problemática não pode ser atribuída a apenas um ou outro governante. Mas, chamou a atenção de que é preciso uma ação contundente do governador Silval Barbosa (PMDB) para que as transformações aconteçam. Reconheceu que o então governador Blairo Maggi quebrou paradigmas ao enfrentar alguns gargalos, mas que o Estado ainda tem muita coisa a ser resolvida. Por isso, garante que repensar Mato Grosso é necessário e inadiável.

“Não podemos cobrar que apenas um governo resolva tudo. Temos que repensar o Estado em cima da nova realidade. Em cima da produção que é cada vez mais crescente. A demanda aumentou em todos os setores, inclusive, com o advento da Copa do Mundo. Temos que admitir que o Estado precisa ser repensando em todos os aspectos”.

Também ressaltou que a ação municipalista da Assembleia Legislativa tem feito muito pelos municípios ao expor a sua preocupação no que diz respeito aos repasses e ao exigir uma discussão do Governo com prefeitos e deputados sobre a situação estadual. “Não podemos jogar a culpa sobre os ombros do governador Silval. Mas, ele tem que chamar os prefeitos e deputados para mostrar a realidade do Estado e dizer onde e como pode investir”, argumentou, ao frisar que caso isso não ocorra o governador passará a ser responsabilizado pela falta de atitude.

O parlamentar ainda destacou que Mato Grosso é o estado que mais libera recursos para municípios. Ação que, segundo ele, acostumou os prefeitos a administrar com apoio. Disse que nenhum outro Estado consolidou o programa de máquinas como o MT 100% Equipado ou o programa Caminho da Escola, que entregou ônibus novos para o transporte escolar. “Talvez essa seja a grande cobrança que fazem ao governador. Os prefeitos acostumaram com esse apoio”.

AGRICULTURA FAMILIAR – Diante da dificuldade vivenciada pelos trabalhadores da agricultura familiar, o chefe do Poder Legislativo ainda anunciou a instituição do programa de patrulhas agrícolas para atender o setor. A proposta já foi encaminhada ao Executivo.

Fonte:Al/MT

Tags: