Crise do euro ameaça recuperação mundial, diz OCDE

22/05/2012 09:02



Os Estados Unidos e o Japão estão liderando uma frágil recuperação econômica entre os países desenvolvidos que ainda pode sair do curso se a zona do euro não conseguir conter a crise de crescimento, afirmou nesta terça-feira a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em seu panorama econômico, a OCDE prevê que o crescimento econômico vai desacelerar para 3,4 por cento neste ano ante 3,6 por cento em 2011, até que em 2013 acelerará para 4,2 por cento, em linha com suas últimas estimativas de novembro.

O crescimento nos 34 membros da organização, em geral os mais ricos do mundo, vai desacelerar neste ano para 1,6 por cento, ante 1,8 por cento em 2011, e então alcançará 2,2 por cento em 2013, também em linha com as estimativas anteriores.

“Vemos uma recuperação lenta do crescimento nos Estados Unidos comandada principalmente pela demanda privada, certa recuperação no Japão e crescimento moderado a forte em economias emergentes”, disse o economista-chefe da OCDE, Pier Carlo Padoan, à Reuters em entrevista.

Fonte:Reuters





Tags: