Eventos simultâneos reúnem servidores dos parlamentos

01/06/2012 15:28

O superintendente da TV Assembleia de Mato Grosso e diretor Técnico da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral),  Wanderlei Oliveira, participa, em Natal (Rio Grande do Norte) do workshop “TV Digital – Região Nordeste”, que acontece simultâneamente  à  XVI Convenção Nacional dos Legisladores e Legislativos.  Na programação palestras, cursos e debates também fazem parte da programação.  Na tarde de dessa quinta-feira (31), às 15 horas, acontece o lançamento da “Revista Astral”, que traz notícias sobre os trabalhos realizados nos parlamentos estaduais brasileiros.

De acordo com Wanderlei,  na tarde de ontem, a secretária de Comunicação da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro, e a diretora de Rádio e da TV Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte,  Georgia Nery,  falaram sobre os desafios envolvidos na formação de uma rede legislativa de TVs.  Ainda segundo ele, ficou latente a importâncias de as Casas Legislativas investirem no aprimoramento das transmissões, como forma de ampliar a transparência.

As servidoras da Secretaria de Serviços Legislativos – taquigrafas-  Izabel Luiza Lopes e Cristina Maria Costa e Silva participaram de curso oferecido pela União Nacional dos Taquígrafos (Unataq). “O curso destacou a importância da taquigrafia para a manutenção dos registros da história e da produção realizada pelas Casas legislativas” disse Izabel.  “ Como disseram as palestrantes: as palavras vão, mas o que está escrito fica, permanece na história”, lembrou Cristina.

O servidor José Walter Zacarias – gerente pedagógico da Escola do Legislativo de MT participou do encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel). Na oportunidade foram trabalhadas agendas de cursos a serem ministrados no segundo semestre de 2012 nas modalidades presecial e à distância.  Os curos versarão sobre processos legislativos. Foi definido que acontecerá  também no segundo semestre, em Cuiabá, uma oficina no mesmo tema.

Ontem também foi anunciado que os Legislativos de todo Brasil agora podem ter um portal gratuito na internet. Informações sobre este novo sistema foram repassadas a servidores de Assembleia e Câmaras Municipais, através de palestra promovida pelo Interlegis. Desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Interlegis tem como objetivo modernizar e integrar o Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal.  A nova ferramenta foi desenvolvida especialmente para as Casas Legislativas, que poderão ter um portal na internet baseado em uma das mais avançadas tecnologias open-source de gerenciamento e conteúdo. Também foi feito troca de informações em informática sobre trabalhos já desenvolvidos nas casas legislativas para que possam ser compartilhados por outras Casas.

Os membros dos cerimoniais legislativos também se reuniram. Foi ministrado o curso “A competência do mestre de cerimônias”, a cerimonialista cearense Norma Zélia Moreira de Andrade, da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE) falou sobre etiqueta, discrição, padronização de recepções e procedimentos. A presidente da entidade, Rosana Brasca Cajuella, falou da importância da abordagem do tema e da escolha do curso: “Esse tema é de extrema importância para todos os cerimonialistas presentes. Precisamos padronizar nossos serviços para conseguir atender bem os nossos legislativos.

Ainda ocorreu reunião da Secretaria de Mulheres da Unale. O evento culminou com a palestra “ Mulheres na Política- Desafios e Experiências” com a vice-presidente da Confederação Parlamentar das Américas (Copa), Zulma Gómez e a Senadora Norma Esparza representante do México para a America do Norte ma Rede de Mulheres da Copa.

Ainda dentro da programção paralela, o Ex-ministro das Minas e Energias, Shigeaki Ueki ministrou a palestra “Energias Renováveis”. A palestra contou com o deputado mato-grossense J. Barreto na presidência da mesa. A programação simultânea foi encerrada para que todos participem hoje e amanhã da programação oficial da XVI Conferência da Unale.

Fonte:Al/MT

Tags: